segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

2012 começa com detecção de problemas em unidades de saúde do RN e gestão política junto ao Governo

O Conselho Regional de Farmácia do RN iniciou 2012 de olho nas unidades de saúde do Estado. O pontapé inicial foi no Centro de Saúde Reprodutiva Prof. Leide Morais, que conta com grande espaço físico e localiza-se num bairro estratégico para atendimento da população (o Alecrim), mas que
esbarra na falta de investimentos, prejudicando o andamento de dois importantes programas: os programas de saúde da mulher e de saúde do homem.
Depois de inteirados sobre as dificuldades do Centro, os representantes farmacêuticos acharam por bem conduzir ações práticas e políticas simultaneamente. Em audiência com o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Domício Arruda, o Vice-presidente do CRF/RN, Dr. Jairo Sotero, e a Conselheira Federal, Dr.ª Lenira Costa, cobraram soluções do Governo, alertaram sobre a deficiência de profissionais farmacêuticos na rede estadual, e aproveitaram a ocasião para reivindicar a contratação dos farmacêuticos aprovados no último concurso público.
Durante o encontro, Dr.ª Lenira Costa enfatizou que ‘é preciso modernizar os laboratórios da rede pública, e comprar medicamentos para suprir a demanda da população’.
Quando o assunto foi a convocação dos farmacêuticos aprovados no último concurso da SESAP, o Secretário Domício Arruda reconheceu a necessidade da contratação de mais profissionais, mas alegou estar ‘limitado pelo orçamento’.
O Vice-presidente do Regional, Dr. Jairo Sotero, saiu da audiência convicto de que o cronograma de inspeções surpresas do CRF/RN traçado para 2012 deve colocar as unidades da rede estadual no foco do debate, assim como ocorreu com as do município de Natal. ‘Temos que fazer nossa parte, documentar a falta de condições de trabalho dos farmacêuticos, quando existir, e cobrar soluções, investimentos e contratações.’
Para Dr.ª Lenira, o trabalho está apenas começando, inclusive o de reivindicação de novas convocações de farmacêuticos aprovados em concurso. ‘O primeiro passo foi dado. Diante da justificativa do Secretário de limitação orçamentária, o passo seguinte deverá ser procurar a Governadora Rosalba.

Fonte: Informativo Conta Gotas CRF_RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...