quinta-feira, 26 de abril de 2012

UFRN - INSTITUTO CULTURAL DO OESTE POTIGUAR

Professor Liacir Lucena é empossado no Instituto Cultural do Oeste Potiguar

A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) foi, na noite de quarta-feira 25, palco da sessão especial de recepção do novo confrade do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), Liacir dos Santos Lucena, professor emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O evento reuniu os confrades e confreiras (como são chamados os sócios do ICOP), entre eles a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva, sócia efetiva do Instituto. Em seu discurso, a reitora demonstrou o prazer de receber o novo confrade, que, “com sua palavra tão forte e clara, tem cumprido, na plenitude, sua missão de transmitir o conhecimento científico, vendo crescer os frutos do seu trabalho”.

O professor Liacir Lucena foi indicado para participar da agremiação por Clauder Arcanjo, antigo presidente do Instituto, tendo sido aprovado em votação do conselho e consagrado na noite desta quarta-feira como novo sócio efetivo do Instituto Federal do Oeste Potiguar.


Segundo Liacir dos Santos Lucena, o convite foi uma honra, tendo em vista seu pai, Moacir de Lucena, ter sido um dos fundadores do ICOP. “Sinto-me como um filho pródigo voltando a um lar antigo” disse Liacir.

A noite também foi de lançamento da 15° edição da Revista Oeste. De acordo com o presidente do ICOP, Aécio Cândido de Souza, a revista é uma publicação semestral organizada pelo Instituto que abrange temas como História, Antropologia, Etnografia, Crítica Literária, Poesia, Contos.

Instituto

O Instituto Cultural do Oeste Potiguar foi fundado em 30 de março de 1957, por um “grupo de intelectuais da cidade de Mossoró, entre eles João Batista Cascudo Rodrigues e Moacir Lucena”.

O atual presidente do Instituto, Aécio Cândido, falou que a missão do ICOP é “difundir a cultura potiguar, sobretudo da região Oeste” e preservar a memória histórica, artística e cultural de personagens para as gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...