terça-feira, 22 de maio de 2012

Governo apresenta nomes para secretarias

O governo do Rio Grande do Norte confirmou, ontem pela manhã, a indicação de dois novos auxiliares. Para a Secretaria de Interior, Justiça e Cidadania (SEJUC) foi indicado policial federal Kércio Pinto, que foi o primeiro diretor do Presídio Federal de Mossoró. Para a Secretaria Estadual de Turismo, o nome indicado foi o do ex-vereador, ex-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) e ex-secretário Municipal de Mobilidade Urbana de Natal, Renato Fernandes da Silva.

   A Sejuc volta a ter um titular após mais de três meses sendo ocupada interinamente pelo secretário Estadual de Defesa Social e Segurança Pública, Aldair Rocha. No trimestre em que a secretaria ficou sem titular, agravou-se a crise no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. Os agentes penitenciários do Estado também chegaram a paralisar suas atividades neste período, embora a greve tenha sido contornada.

   Fábio Hollanda, que, no final de semana passado, anunciou o seu desligamento da vida pública, deixou a Sejuc fazendo críticas contundentes à forma como o Rio Grande do Norte vem sendo administrado. Além da falta de condições de exercer a sua função, o advogado também criticou a forte influência externa no comando do Poder Executivo do Estado. Fábio foi indicado pelo Partido da República logo após a adesão da legenda comandada pelo deputado federal João Maia ao Governo Estadual.

   Em relação à Secretaria Estadual de Turismo, o primeiro ocupante da pasta, o empresário natalense Ramzi Elali se desligou da administração estadual no dia 29 de março, portanto, há quase dois meses. Neste intervalo, a pasta, a exemplo da Sejuc, permaneceu sem titular.

Ele sempre teceu críticas à politização em torno das discussões sobre o turismo e principalmente no que se refere à própria pasta. Durante evento em Areia Branca, dias antes de apresentar o seu pedido de exoneração, Ramzi Elali chegou a declarar que o Turismo estava sendo tratado como política e que, desta forma, o Estado jamais conseguiria colher bons frutos no segmento.

  POLÊMICA

Indicado pelo deputado federal João Maia para compor o secretariado da governadora Rosalba Ciarlini, o ex-vereador, ex-presidente da Codern e ex-secretário municipal de Mobilidade Urbana de Natal, Renato Fernandes, notabilizou-se no Rio Grande do Norte pela polêmica que protagonizou quando integrou a equipe de auxiliares da prefeita Micarla de Sousa (PV). Durante uma viagem da chefe do Executivo natalense, assim como do vice-prefeito Paulinho Freire (PP), Renato Fernandes aproveitou para conceder reajuste na tarifa de ônibus em Natal.  
 
  Ao prefeito em exercício, vereador Dickon Nasser (PSDB), Renato Fernandes teria dito que a prefeita Micarla de Sousa teria autorizado a concessão do reajuste. O então presidente da Câmara Municipal de Natal, que à época ocupava interinamente o Executivo da capital, comunicou ao chefe da Casa Civil da Prefeitura de Natal, Kalazans Bezerra, a decisão e foi surpreendido com a informação do próprio Kalazans de que não havia nada acertado a respeito da concessão de reajuste ao transporte coletivo.

"Este rapaz é mau caráter, mentiroso e desonesto. Eu estava no gabinete da prefeita, despachando normalmente, quando alguém me avisou que Renato Fernandes estava na antessala da Prefeitura, querendo falar comigo", detalhou o vereador Dickson Nasser, que naquela oportunidade estava na interinidade, substituindo Micarla de Sousa, em viagem ao exterior.

 Nasser acrescentou: "Eu demorei um pouco, saí do gabinete e fui encontrar Renato Fernandes, que estava acompanhado do presidente do Sindicato dos Transportes Coletivos de Natal, empresário Agnelo Cândido.

Já com um decreto na mão e uma assinatura que dispensava passar pelo secretário de Administração, Roberto Lima. Quer dizer, estava tudo arrumado", relembra o ex-presidente da Câmara Municipal de Natal.

  De acordo com Dickson Nasser, "Renato não estava acompanhando este debate entre prefeitura e empresários de transportes, não sabia sobre o assunto. Ele, Renato Fernandes, foi quem me disse que tudo já estava acertado com a prefeita, que ela estava sabendo de tudo, usou Agnelo Cândido para confirmar e que eu poderia assinar e mandar imediatamente para publicação no Diário Oficial. E assim eu fiz".

  Nasser disse ainda que foi alertado pelo chefe da Casa Civil, Kalazans Bezerra, de que a decisão era muito importante e teria que ser discutida com a prefeita. "Conseguimos falar com ela, que estava viajando, e ela me disse que esperasse, que aguardasse a volta dela e suspendesse a publicação do decreto no Diário Oficial, pois ainda faltavam algumas questões com as empresas", acrescentou o vereador Dickson Nasser.

  No dia seguinte à polêmica ocorrida em 2010, Micarla de Souza retornou a Natal, suspendeu o decreto, determinou a exoneração de Renato Fernandes da pasta de Mobilidade Urbana.

Fonte: Gazeta do Oeste-Cristiano Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...