segunda-feira, 23 de julho de 2012

VESTIBULANDOS aguardam professores

EM MUITAS ESCOLAS, QUÍMICA, BIOLOGIA E INGLÊS SÓ NOS LIVROS

HOJE, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começa a receber as inscrições dos candidatos ao Vestibular 2013. É mais um passo na vida de milhares de jovens que desejam ingressar na maior universidade do Estado. Para alguns, a preparação para disputar uma das 3.015 vagas oferecidas começou há mais de um ano. A rotina é uma maratona de estudos, leituras e aulas. No entanto, essa não é a realidade para boa parte dos alunos da rede estadual de ensino. A três meses das provas, muitos não tiveram sequer uma única aula de disciplinas como Química, Física ou Inglês.
A falta de professores com formação específica, aponta a secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), é a principal causa do problema. Na tentativa de contornar a situação e proporcionar mais preparação para os vestibulandos, algumas Diretorias Regionais de Educação Cultura e Esportes (Direds) estão disponibilizando "aulões" nos fins de semana. Para preencher o quadro de pessoal, o Governo do Estado anuncia, nesta semana, uma nova convocação de professores aprovados no último concurso público. Dessa vez, a lista terá 900 nomes.

Na última chamada, a SEEC convocou 1.013 professores. Deste total, 875 foram efetivados. "Os demais não compareceram ou pediram reclassificação no concurso", explicou Joaquim Oliveira, secretário adjunto da SEEC.   "Nessa chamada, vamos priorizar justamente as disciplinas mais carentes: Química, Física e Biologia", completou.
Para suprir a necessidade das escolas que estão sem professores, a titular da SEEC, Betania Ramalho, anuncio uma série de medidas. A principal delas, é a convocação de aproximadamente 900 professores. A nomeação deve ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) até a próxima quarta-feira. Além disso, de acordo com publicação no DOE da última sexta-feira, houve a prorrogação dos contratos dos professores temporários que estão em exercício.
Em nota divulgada à imprensa, a SEEC informa ainda que está dobrando o número de professores com horas suplementares, onde os servidores que já trabalham em regime de 30 horas semanais, passam a trabalhar 40. "No total, 2.197 professores do estado estão recebendo hora suplementar em 2012", diz o informe. O Governo do Estado diz também que o remanejamento dos professores que estão fora de sala de aula continua. "Há escolas em que o número de servidores em atividades de apoio pedagógico é superior ao de professores em sala de aula e o nosso foco é a sala de aula", explica Betania.


Barriguda News
Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...