segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ALÔ HOMENS é Tempo de se cuidar

Recuperar a saúde sempre é mais complicado e difícil do que prevenir doenças. A combinação alimentação saudável e atividade física regular ainda é a recomendação de médicos para quem busca qualidade de vida e longevidade. Mas chega um momento que isso só não basta. É preciso monitorar o que está acontecendo em seu organismo. E isso vale para homens e mulheres! Só que elas estão muito mais habituadas a irem ao médico do que eles. A visita periódica a determinados especialistas é fundamental. Então, se você é homem e já chegou aos 50 anos de idade, coloque na sua agenda visitas ao oftalmologista, odontologista, cardiologista, pneumologista, urologista, coloproctologista e endocrinologista.

As sete especialidades listadas acima fazem referência às doenças mais recorrentes nos homens a partir dos 50 anos. O problema é que eles são descuidados com questões de saúde. Há quem diga até que cuidam mais do carro do que de si. E eles morrem mais do que as mulheres.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia com cinco mil homens acima dos 40 anos, em nove cidades brasileiras, constatou que 59% deles não fazem dieta, 49% não praticam nenhuma atividade física e 66% não sabem o que é andropausa - Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino, correspondente masculino da menopausa e principal responsável pela queda nos níveis de testosterona nos homens maduros.

Entre as doenças masculinas mais temidas está o câncer de próstata. Dados apontam que de 20% a 30% dos homens acima de 60 anos terão a doença; e de cada seis homens acima dos 50, um sofrerá desse mal. Mas mesmo assim, são poucos os homens que realmente procuram o urologista.

"A partir dos 45, 50 anos de idade, observa-se esse crescimento da próstata e a dificuldade em urinar. Alguns casos chegam a complicar, sendo necessária até colocação de sonda. Praticamente 90% dos homens idosos terão Hiperplasia Prostática Benigna. É até mais comum do que o câncer e pode levar à piora da qualidade de vida", comenta o urologista.

Se todos buscam a longevidade, é fundamental cuidar bem do corpo e da mente. E se você é homem, já chegou aos 50 anos e ainda comete pequenos excessos, está na hora de começar a desacelerar e agendar consultas periódicas com os sete médicos citados nesta matéria .

Barriguda News
Isaac Ribeiro - Repórter/Tribuna do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...