sábado, 25 de agosto de 2012

ENCONTRO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA firma parcerias com o Sesi e a Cosern

O 3º Encontro Estadual do Programa Bolsa Família: uma construção de parcerias com vistas a inclusão digital, ocorrido dia 23, reuniu coordenadores do Programa Bolsa Família dos 167 municípios potiguares, com o objetivo de firmar parcerias com a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), e o Sesi-RN para a inclusão de famílias cadastradas no programa nas politicas sociais empreendidas por estas instituições, como o Tarifa Social, da Cosern, e o Cozinha Brasil, do Sesi. O evento, promovido pela Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), aconteceu no no auditório do Hotel Monza.

A coordenadora estadual do Programa Bolsa Família, Rosângela Medeiros, conta que o encontro, destinado aos coordenadores municipais do Programa, tem o objetivo de capacitar os técnicos para a criação de estratégias que possibilitem a inclusão das famílias beneficiarias do Bolsa Família em programas sociais como o Cozinha Brasil, do Sesi, e Tarifa Social de Energia Elétrica, da Cosern. Uma das estratégias é cruzar o banco de dados das famílias de baixa renda da Secretaria com o da Cosern, com a finalidade de incluir um maior número de famílias que ainda estão fora do beneficio da tarifa social. Rosangela explica que a meta a ser alcançada após o evento é a inclusão do maior número de famílias nos dois programas.

“Um evento como este visa trabalhar a terceira dimensão do Programa Bolsa Família, que é a emancipação das famílias e o acesso às politicas públicas. A maioria dos municípios e dos beneficiários não vão atrás das politicas públicas por desconhecimento. Após este evento, os coordenadores retornam aos seus municípios e repassam a informação. São dois programas bem interessante. A tarifa social reduz o custo da conta de energia e a Cozinha Brasil ajuda no processo de reeducação alimentar, além de contribuir para diminuir a desnutrição. Ano que vem com certeza teremos indicadores bem diferentes e os coordenadores saem mais motivados”, afirmou a coordenadora estadual do Programa Bolsa Família.

O superintendente da Cosern, Paulo Medeiros, explicou que a Tarifa Social já está presente nos 167 municípios potiguares, no entanto, boa parte das famílias beneficiárias do Bolsa Família, que estariam aptas a serem contempladas com a Tarifa, ainda desconhecem os benefícios. Hoje, 350 mil clientes no RN dispõe da Tarifa Social, no entanto, o número de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ultrapassa os 500 mil.

“É muito simples e prático os usuários aderirem a Tarifa Social, mas ainda esbarramos na falta de conhecimento, pois ainda há um grande número de famílias com potencial. Alguns não têm o NIS (Número de Identificação Social), que é a condição para poder ser contemplado com a Tarifa Social, mas temos trabalhado para maximizar o cadastro, pois nosso principal motivador é a inclusão social dos clientes”, destacou Paulo Medeiros.

A tarifa social é um benefício concedido às famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e é caracterizada por descontos sobre a tarifa residencial das distribuidoras de energia elétrica. O desconto sobre o consumo de energia varia de 10% a 65%. Para as comunidades indígenas e quilombolas, o desconto é ainda maior, podendo chegar a 100% de desconto, dependendo do consumo (kilowatts).

A coordenadora Estadual do Programa Sesi-Cozinha Brasil, Cecília Lopes, conta que desde que o programa foi criado, em 2005, já visitou quase todos os municípios do Estado e que até o final do ano irá visitar os 25 municípios contemplados pelo programa RN Mais Justo. “O Cozinha Brasil busca uma maior conscientização da população para reaproveitar os alimentos, além de proporcionar uma mudança nos hábitos alimentares e embora não seja o foco principal, existe uma parcela da população que ainda consegue incrementar as suas atividades e conseguir uma renda extra após a passagem do Cozinha Brasil pelos municípios”, afirmou Cecília Lopes.

O Programa Sesi-Cozinha Brasil, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, tem como objetivo ensinar à população brasileira como se alimentar de forma nutritiva, barata e sem desperdício. O curso permite o aproveitamento integral dos alimentos (utilizando todas as suas partes: polpa, cascas, folhas, talos, ramas), favorecendo o aumento de seu potencial nutritivo e proporcionando à população mais saúde e menos gastos financeiros. O programa conta com unidades móveis modernas e equipadas, e todo conteúdo teórico/prático é ministrado por nutricionistas.

Do Blog: PROCURE A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E SE INFORME DESSES BENEFÍCIOS.

Barriguda News
Via Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...