domingo, 28 de outubro de 2012

QUANDO o relacionamento amoroso vai além das grades de uma prisão

André e Márcia estão juntos há mais de 20 anos e vivem como qualquer casal, dividindo o tempo entre o trabalho e o cuidado com os dois filhos adolescentes. Alguém jamais imaginaria que por trás daquele homem tem uma história triste e ao mesmo tempo de superação.


Quem vê o casal levando uma vida feliz e simplória, não imagina que tudo começou por trás das grades quando André cumpria pena por assalto, em um extinto presídio do Rio Grande do Norte.
"Envolvi-me com um esquema alto, de bandidos perigosos, que desafiávamos constantemente a polícia e a sorte com a nossa ousadia e coragem. Porém, em um desses assaltos acabei sendo preso e levado a julgamento. Pelos crimes cometidos fui sentenciado a 23 anos, seis meses e 10 dias de reclusão, em regime fechado, no entanto, com a condenação, o que parecia um pesadelo se tornou uma porta aberta para o futuro, pois conheci Márcia quando fui transferido de Mossoró para o antigo presídio João Chaves, em Natal", explicou.

O ex-presidiário conta que Márcia trabalhava no serviço de limpeza da unidade e num dia de ação solidária no presídio a conheceu. "No começo foi muito complicado encontrá-la, devido ela prestar serviços na ala feminina. Ela passou a me ajudar e acreditar que eu poderia mudar e resolveu apostar no nosso futuro e em uma relação aparentemente perigosa, afinal estava se envolvendo com um bandido", disse.
Do fruto do relacionamento de André e Márcia nasceram dois filhos, que se orgulham dos pais e de como tudo aconteceu. Hoje a família vive em Caraúbas, depois que André conseguiu sair da prisão.
O caso de André e Márcia é considerado raro, diferentemente de outras histórias que tiveram o desfecho triste por apostar em um romance que começou na prisão e acabou de forma trágica, como é o caso de uma jovem de classe média alta, residente no bairro Nova Betânia, em Mossoró, que conheceu um rapaz "barra pesada" e foi viver com ele um "amor bandido".

Ela conta que tudo ia bem até que um dia a polícia cercou sua casa e em uma troca de tiros o companheiro morreu. Na residência foram encontradas armas de grosso calibre e drogas, o que lhe rendeu mais de cinco anos de prisão em regime fechado.

"O cárcere representou para mim o pior momento da minha vida. Foi lá que conheci o amargo da vida e os piores momentos que jamais imaginei um dia passar. Meus amigos, minha família se afastaram de mim e eu compreendi que aquilo seria o preço de uma escolha errada", explicou a jovem, hoje com 27 anos.

O psicólogo João Valério Alves Neto explica que a este tipo de comportamento dá-se o nome de "Estreitamento de Consciência", onde uma pessoa quer viver novas aventuras de vida, independente do desfecho que a história possa ter.

"Esse tipo de comportamento não pode ser tratado como patologia, pois independente da forma como possa ocorrer o desfecho final é considerado normal. O que poderia ser feito para mudar essa realidade, teria que ter sido proporcionado pela família, no momento da formação do indivíduo. Se a família tivesse trabalhado de forma correta, o rumo poderia ter sido outro", destacou.

Para João Valério, a história que teve como pano de fundo a prisão, seguramente aconteceria em qualquer outra circunstância. "A prisão em si foi apenas uma consequência, a história aconteceria independente do local", concluiu.

Mulher deixa marido, família, emprego e cidade para morar próximo da prisão onde o amante cumpre pena

A auxiliar de serviços gerais, que aceitou dar entrevista ao jornal O Mossoroense, identificada como Irene (nome fictício), conta a sua história de vida, em busca de um amor bandido.

Ela disse que durante 10 anos foi casada com um homem trabalhador que vivia exclusivamente para ela e os três filhos, no entanto jogou tudo para o alto e foi viver o que seu coração pedia. "Certa vez minha vizinha me chamou para fazer uma visita ao irmão dela que estava preso na cadeia pública de minha cidade. Quando chegamos lá, minha vida mudou. Conheci um rapaz, paixão à primeira vista. Daí em diante largar tudo foi questão de dias", contou a mulher.

Ela disse que após o primeiro encontro com o atual companheiro, logo se separou da família. "Pra complicar mais a situação o meu 'amor' foi transferido para a cidade de Pau dos Ferros, para o presídio de lá. Tive que deixar tudo e me mudar para perto dele. Faz dois anos que estamos juntos e ele ainda tem sete anos para cumprir em regime fechado. Vou esperar do lado dele", concluiu.

Aposentada vende tudo que tem para tentar livrar filho que cumpre pena por homicídio

As histórias de amor por trás das grades não se limitam apenas a romances perigosos. A história de dona Maria Dolores é um exemplo de amor por um dos filhos que foi condenado a 15 anos de prisão por um homicídio cometido em 2004, quando na ocasião em uma briga de bar, ele descarregou a arma, um revólver calibre 38, em um antigo amigo.

De acordo com a aposentada de 68 anos, o filho sempre foi um exemplo para ela e o que ocorreu poderia acontecer com qualquer um. Desde que foi preso, a aposentada vendeu casa, carro e gastou algumas economias que tinha conseguido juntar ao longo dos anos.

"Meu filho sempre foi tudo pra mim, o que já gastei com ele não é nada perto das alegrias que ele já me deu. Faria tudo de novo e só vou sossegar quando vê-lo longe das grades. Em nome dele e da nossa família, peço perdão aos familiares que ele causou sofrimento" destacou.

"Dona Maria Dolores é um exemplo de mulher, capaz de ir até as últimas consequências pelo filho. Isso pode ser considerado normal, é uma forma de proteger para a vida toda o seu filho", destacou João Valério, psicólogo.

Barriguda News
Via O Mossoroense-Redação
LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...