sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SOBRE O APAGÃO DA MADRUGADA

SÃO PAULO - A região Nordeste e parte da região Norte ficaram sem energia elétrica na madrugada desta sexta-feira (26). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), não se sabe ainda o que causou o desligamento das linhas de transmissão de energia. Internautas usaram as redes sociais para relatar problemas em vários bairros das cidades de Salvador, Recife, Fortaleza, Aracaju e João Pessoa.

De acordo com a assessoria do ONS, o problema começou à 0h14 (horário de Brasília) e à 1h20 algumas linhas foram recompostas. A energia elétrica voltou em várias localidades. O órgão ainda não sabe precisar a extensão do problema.

Em seu perfil no do Twitter, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) informou que "houve uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional que afetou o Nordeste".
Às 2h40, a companhia informava aos clientes que ainda não havia previsão de retorno e todos seriam mantidos informados pela rede social, pois a central de relacionamento estava congestionada.
Apesar do ONS não saber dizer se o apagão atingiu outras regiões do País, Tocantins também apresentou problemas. A Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins) informou que corte de energia ocorreu na cidade de Palmas e no entorno.

'Apaguinho'

No começo do mês o País já tinha passado por problemas na energia. No dia 3 de outubro houve uma interrupção no abastecimento de energia em parte das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, além dos Estados do Acre e Rondônia. Foi considerado um "apaguinho", segundo o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp.

"Não foi um apagão como o de 2001. O ministro (Edison Lobão, de Minas e Energia) chama de interrupção temporária de energia, porque foi só de meia hora", disse Chipp.

A posição do ministro Lobão foi de que a sequência de incidentes não passou de mera coincidência. Para Lobão, o fornecimento de eletricidade no País é "firme e forte". Também o ONS minimizou as ocorrências, reiterando, por meio de sua assessoria de comunicação, que a interrupção em Brasília não teve relação com a do dia anterior, o que confirmaria a tese de que não há problemas estruturais no Sistema Interligado Nacional (SIN), de transporte de energia da Região Norte ao Sul do País.

A afirmação é combatida por especialistas do setor, que retomam o episódio ocorrido no dia 22 de setembro em municípios das Regiões Norte e Nordeste para argumentar que o sistema de transmissão está à beira de um colapso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...