domingo, 23 de dezembro de 2012

MEMÓRIA VIVA - 1996 - 100° Aniversário de Nascimento de MANOEL EMÍDIO DE SOUSA

A foto é de 19.12.1996. Há 16 anos, familiares, autoridades e populares de Alexandria registraram a passagem do 100º aniversário de nascimento do coronel MANOEL EMÍDIO DE SOUSA, um dos maiores responsáveis pela criação do município, do qual foi o principal líder político durante décadas e prefeito em três mandatos.

Manoel Emídio de Sousa nasceu em 19.12.1896 e exerceu o cargo de prefeito, também, no município de Catolé do Rocha-PB. Dentre suas realizações como prefeito de Alexandria, destacam-se, a instalação da energia elétrica e a construção dos prédios da Prefeitura, do Açougue, do Matadouro e da atual Escola Estadual Waldemar de Sousa Veras. Foi responsável, também, pela viabilização da passagem, por Alexandria, do ramal ferroviário Mossoró-Sousa e pela criação da Cooperativa Agropecuária de Alexandria, havendo defendido, com insistência e êxito, junto à diocese de Mossoró, a ideia da construção da atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

A programação, idealizada pelo advogado e então vereador George Veras, neto e bisneto do homenageado, constou de descerramento de placa alusiva ao centenário, no Passeio Público Coronel Manoel Emídio de Sousa e sessão solene na Câmara Municipal, que era presidida pelo vereador Osivam Barreto Nobre.

Na foto, vêem-se os seguintes familiares de Manoel Emídio, na Câmara Municipal:

Antônio Veras (filho); George Veras (neto e bisneto); Napoleão Veras (neto); Diana Veras (neta); Antonio Bezerra (filho); José Roberto (filho); Manoel Emídio (filho); Júnior Fernandes (neto); Ana Maria (filha); Manoel Emídio (neto); Dinorá Veras (filha); Vinícius Emídio (neto); José Vicente (neto) e Maria do Socorro (filha).

Outras informações: Natural do Sítio Nogueira, na época município de Catolé do Rocha e atualmente integrante do município de Brejo dos Santos/PB, Manoel Emídio faleceu em 28.05.1964, na cidade de Alexandria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...