sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

EX-COMBATENTES celebram os 68 anos da tomada de Monte Castello

Em 21 de fevereiro de 1945, os então combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) tomaram de assalto o Monte Castello, marcando a presença do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Hoje, 68 anos depois do marco histórico, a data é motivo de festa e comemoração para os ex-combatentes de Mossoró.

Os ex-combatentes relembram com orgulho essa fase importante da história do país. Para manter viva a memória deste episódio, os eternos soldados guardam objetos e lembranças daquele tempo no Museu dos Ex-Combatentes.

O acervo é composto por autógrafos, publicações, medalhas, capacetes, granada, espada e diversos utensílios que remetem à luta dos mossoroenses na 2ª Guerra Mundial. O museu também conta com exposição de fotos dos expedicionários vivos e mortos.

A Batalha de Monte Castello foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. Ela arrastou-se por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, durante os quais se efetuaram seis ataques. Nesse combate, milhares de soldados da FEB tiveram grande importância nos campos de batalha, por isso a data é comemorada fervorosamente pelos ex-combatentes que atuaram no conflito.

A batalha teve a participação de 228 soldados mossoroenses; destes, somente oito estiveram nos campos de batalha em solo italiano, e os demais foram combatentes no litoral do Estado.

Com informações de O Mossoroense
Foto: WEB

2 comentários:

  1. meu pai tm hj 91 anos foi convocado , tirou o tempo,em curitiba não foi para o combate por motivo de ter sofrido um acidente com o cavalo no quartel mais ficou guarnecendo acidade intricheirado em araucária ,pra ele só restou a história porq hj vive com 1 salário minimo,n~teve direito nem 13o-

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...