quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

IFRN DE PAU DOS FERROS PROMOVE SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 Florescendo Saberes: Ciência, Cultura e Tecnologia no Sertão

A SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA é um evento que tem como objetivo estimular, ampliar e aprofundar a integração entre os diversos grupos de ensino, pesquisa e extensão e as áreas de conhecimento atuantes na Instituição, sendo um espaço para troca de experiências e divulgação da produção acadêmica, articulada às necessidades das empresas e comunidade em geral.

Desde quando era uma vez, o homem sofreu fome e sede. 

No princípio, colheu os frutos das árvores e a água dos rios para saciar-se. Nesse tempo, era nômade, vagava como os bichos brutos. Percebeu, depois, que podia enraizar-se no chão, cultivá-lo, e colher os frutos da terra. Viu, certo dia, um raio incendiar um velho tronco, e descobriu o fogo, e chamou ao fogo “deus” porque estrondava o firmamento, alumiava o céu escuro e fazia mais gostosa a comida e quente a própria carne. Ergueu, então, casas. Fincou currais. Abriu cacimbas. Inventou roupa, cadeira, rede, barco, instrumentos de metal. E daí surgiram as famílias, as primeiras cidades, as religiões, os governos. A vã cobiça e a vaidade, porém, desde logo ceifaram a paz; a terra não foi partilhada nem o pão chegou a todas as mesas. Vieram, assim, as guerras. E Deus muitas vezes chorou. 

Com o passar das eras, descobriu o homem que a Terra era redonda; inventou máquinas que por dinheiro vestissem e alimentassem as multidões; descobriu os micróbios que matavam às cegas; dividiu o átomo; e muito mudou do que se imaginava perpétuo. 

A própria realidade já não é tão real nesta era cibernética.

Mas o homem, no entanto, nem de todo despido de sua brutalidade antiga, ainda é cativo da fome e da sede... E ainda se mata por água e pão. A liberdade que tantas bandeiras ergueu ao longo do tempo, é ainda utopia entre as nações. Em pleno século XXI, muitas vezes não sabemos por quem os sinos dobram. O homem é ainda lobo do próprio homem. 

O lobo mais voraz é o medo quanto ao futuro. 

Olhar o futuro escavando o passado e semeando o presente. Eis o propósito do IFRN Câmpus Pau dos Ferros nesta SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Olhá-lo pelos olhos do Sertão é demasiado humano, é a própria humanidade. O Sertão – diga-o Guimarães Rosa – está dentro da gente! O Sertão é a própria utopia que se realizada; é o cinza que se põe verde quando chove a esperança. Quem faz chover esperança nos corações da juventude, e fazê-los sempre verdes, é a educação. Educar os jovens quanto às ciências e tecnologias; instrumentalizá-los no manuseio de laboratórios e máquinas; oferecer-lhes o conhecimento de uma profissão. Mas não só isso. 

Quando já não mais se olha o sol nem as estrelas, porque o “sistema” – essa ignóbil incógnita da civilização contemporânea – diz que o tempo corre, embora as filas não andem; quando o deleite parece ameaçado pela mecanicidade imediatista da burocracia, e nem sempre deciframos o enigma de Édipo no tablet ou no facebook; hoje, mais do que nunca, é preciso mostrar aos jovens algo para muitos deles ainda escondido nestes rincões não obstante “globalizados”; algo que se vê não apenas com os olhos da razão, mas sobretudo da sensibilidade: que há certos livros a serem lidos e melodias a serem ouvidas e quadros e filmes a serem admirados... Em outras palavras, educá-los na arte para que descubram a poesia do próprio cotidiano e, assim, semeiem as raízes do amanhã. 

Com esse propósito, o IFRN Câmpus Pau dos Ferros convida a todos para juntos adentrarmos as veredas deste grande Sertão, em busca de nossa identidade enquanto sertanejo, brasileiro e ser humano. O Sertão do ponto de vista da sociedade, da seca, das máquinas, da ciência, da poesia...
A FEIRA ACONTECE NOS DIA 27 e 28 de Fevereiro e 01 de Março.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...