terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

KELPS: “Problemas do RN só se resolvem com gestão articulada e planejamento”


A eleição do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) para a Presidência da Câmara dos Deputados, nesta semana, tem suscitado na imprensa, nos setores produtivos e na classe política um debate acerca do desenvolvimento econômico do Estado do Rio Grande do Norte. Existe um consenso de que o estado vive o atraso e de que é preciso construir alternativas viáveis para o futuro.
O deputado estadual Kelps Lima (PR) entra no debate e, em tom crítico, diz que o estado precisa inicialmente deixar de discutir “projetos requentados de outros governos e a mera liberação de recursos para obras”, para pensar um projeto sólido de desenvolvimento. “Nós não vamos resolver os problemas do Rio Grande do Norte só com obras, isso nunca resolveu, nem resolverá.
Nós precisamos de gestão articulada, projetos de desenvolvimento, pensando o estado 20, 30 anos para frente”, analisa.
A grande questão, na avaliação do parlamentar, é a seguinte: “Nós vamos ter dois anos Henrique como presidente da Câmara; de que isso vai servir ao Rio Grande do Norte?”, provoca, observando que, em um primeiro momento, a presença do potiguar no comando da Câmara vai servir apenas para a liberação de emendas parlamentares e convênios e para aumentar a influência política do Estado na negociação da liberação de recursos junto ao governo federal.
“Mas, qual o grande projeto de desenvolvimento do Estado a ser apresentado ao deputado Henrique Eduardo para que ele possa, junto ao governo federal, trazer recursos? Qual é o grande projeto articulado nas mais diversas áreas, que possa tirar o RN da condição de pobreza que o estado vive secularmente?”, questiona. “Eu, sinceramente, ainda não vi a apresentação desse projeto”, afirmou.
 
ARTICULAÇÃO
Na avaliação de Kelps Lima, esse projeto precisa ser articulado com a sociedade civil, com o governo do Estado, com a prefeitura de Natal, com a prefeitura de Mossoró e com os municípios da Grande Natal. Uma das opções poderia ser um mega projeto de integração metropolitana de transportes.
“Não temos nos municípios da Grande Natal, por exemplo, um grande projeto de integração metropolitana de transportes, que tivesse uma previsão de corredores de ônibus em todas as BR’s que circundam as vias urbanas dessas cidades, para que o deputado Henrique pudesse articular isso junto ao Ministério das Cidades, Ministério dos Transportes”, afirma.
Para ele, o Estado potiguar, por sua vez, passa por grave crise e precisa repensar sua forma de gestão. “O que eu acho é que o Estado do Rio Grande do Norte passa por um momento de crise profunda, grave, e eu tenho uma preocupação especial com isso”, ressaltou. “Temos que repensar a forma de gerir o RN e, volto a dizer, lamento que a gente comece o ano Legislativo discutindo uma matéria que deveria ter sido encerrada em dezembro de 2012″, disse, referindo-se ao orçamento estadual.

Barrigudanews Via Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...