domingo, 17 de março de 2013

JOANA D'ARC: Produtora rural de Acari dribla segurança presidencial e entrega carta a Dilma

A luta dos produtores rurais nordestinos contra a política do Banco do Nordeste, ganhou uma representante guerreira: a médica veterinária acariense Joana D’arc Pires.

No último dia 12, num evento no sertão de Alagoas com a presença da presidente da República, ela pulou um alambrado, furou a barreira de segurança de Dilma Rousseff e chegou perto da presidente para lhe entregar uma carta de protesto.

“Presidenta, uma mulher nordestina quer lhe falar”, era o título da carta, que denunciava à presidente “as torturantes dívidas contraídas pelos produtores rurais junto ao Banco do Nordeste, que há tempos perdeu a sua função social de fomentar o desenvolvimento da nossa região e transformou-se num verdadeiro verdugo dos sofridos produtores”.

Na carta, a acariense que junto à família é produtora rural, falou da incapacidade da classe em honrar compromissos junto ao banco, da ameaça de perder as terras, e da consequência mais drástica por parte dos que acabam entrando em depressão: o suicídio.Foi o que aconteceu…com o pai dela. A mãe, hoje com 76 anos, teme perder a terra onde produz…e mora.

Darquinha foi a Alagoas com o marido Diógenes, também veterinário, e com produtores rurais de Acari, Currais Novos, Serra Negra e Caicó.

Foram mais de 20 horas de ônibus seguindo um cenário de seca de doer nos olhos e no coração.

Se a carta de Joana D’arc teve efeito ou não, o fato é que nesta quarta-feira Dilma anunciou que o Conselho Monetário Nacional vai avaliar o perdão da dívida de agricultores atingidos pela seca no Nordeste.

Barrigudanews via
Thaísa  Galvão

Um comentário:

  1. Tomara que realmente essas dividas sejam reavaliadas, acho os juros exorbitantes, meu pai contraiu uma em 1996 e ficou sem pagar um tempo, na época acho que não foi mais do que uns sete/oito mil reais,em 2002/2003 ele e outros protudores foram chamados para renegociar, o valor tinha mais que triplicado para uns 23mil reais, resultado desde aquela época papai paga essa divida, tem um prazo e como ele paga antes do prazo ganha um desconto, não sei ao certo mais mesmo com esse desconto papai ainda irá pagar quase o dobro do que pegou!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...