sexta-feira, 22 de março de 2013

OPERAÇÃO CACTUS:Organização criminosa fraudava licitações de obras de combate à seca,diz PF

A operação ”Cactus”, da Polícia Federal, investiga contratos da ordem de R$ 48 milhões em 20 cidades do Ceará, Aparecida de Goiânia (GO), Brasília (DF) e Natal (RN). Segundo a delegada da Polícia Federal e coordenadora da operação, Cláudia Braga, os recursos eram destinados, especialmente, à execução de obras de combate à seca.

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (21), 62 mandados de busca e apreensão para investigar organização criminosa especializada em desviar recursos públicos federais transferidos para prefeituras. Ninguém foi preso.

Cerca de 50 pessoas estão sendo investigadas na operação. Entre os crimes cometidos estão fraude em licitações, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, falsidade de documentos e tráfico de influência.
De acordo com a Polícia, a organização se servia de lobby político para direcionar os recursos federais para determinados municípios. A organização se encumbia de todo o processo licitatório, escolhendo desde as empresas que participariam da licitação e até quem seria o vencedor. “As investigações tiveram início em 2008, quando foram identificadas que empresas gerenciadas por ‘laranjas’ e até empresas fantasmas haviam vencido licitações”, explica a delegada.

Os mandados foram expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal, em Fortaleza, e a investigação corre em segredo de justiça, razão pela qual a PF não divulgou nenhum nome de pessoas investigadas. Segundo a PF, em todos os locais de busca e apreensão de documentos havia indícios de envolvimento ou facilitação para o desvio de recursos.

No Rio Grande do Norte
Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na residência do ex-diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Elias Fernandes, na cidade de Natal (RN). O ex-diretor geral disse que está tranquilo em relação à busca e apreensão de documentos realizada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (21).


Fonte: Portal G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...