domingo, 14 de abril de 2013

SECA NO RN: ACOMPANHE A LINHA DO TEMPO

1952 - Seis milhões de cruzeiros são registrados no Tribunal de Contas para a construção do Açude Oiticica, dentro da política de grande açudagem - programa básico de realizações do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).

1953 - O deputado Maurício Joppert requereu à Câmara a reconstituição da Comissão Parlamentar de Inquérito, encarregada de investigar as atividades do Dnocs.

1968 - O inverno chegou de madrugada nas regiões Oeste, Seridó e parte do Centro-Oeste potiguar, segundo comunicações chegada a Natal pela Telern.

1984 - O Estado constrói barragens, mas não viabiliza o escoamento da água através de tubulações para as cidades atingidas pela seca. A população pede esmolas para não morrer de fome.

1991 - O flagelo da seca deixou sulcos profundos de pobreza, fome e destruição. O sertanejo perde, mais uma vez, a guerra particular que trava periodicamente com a seca.

1994 - A construção da Barragem de Oiticica, iniciada em 1992, em Jucurutu, é paralisada e os recursos destinados para outras obras. Políticos e religiosos se reúnem para falar sobre a campanha “Convivendo com a seca”.

1995 - Há mais de um ano e meio sem águas nas torneiras, abastecimento em Patu era garantido com carros-pipa. Retirantes partiam em busca de melhores condições de vida em outras cidades.

2006 - Ao contrário de 2005, quando as chuvas de janeiro inundaram o sertão, a falta d’água já levou 80 municípios potiguares a decretarem estado de emergência. Mesmo cidades atendidas por adutoras,como Passa e Fica, por exemplo, sofrem para garantir o abastecimento.

2012 - Oiticica: projeto da barragem é alterado. Com alterações, barragem terá nove comportas e custará R$ 320 milhões, ou seja, R$ 60 milhões a mais que projeto original. Há 50 anos, Governo do RN iniciava projeto para construção desse reservatório.

2013 - Com 144 municípios em estado de emergência por causa da seca, Governo anuncia obras estruturantes para diminuir as mazelas da seca, que levou 15 cidades ao colapso no abastecimento. Entretanto, entidades de defesa da agricultura cobram ações mais eficazes e a curto prazo.


Fonte: TN ON Line
Foto: Portal G1 - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...