segunda-feira, 27 de maio de 2013

ROBERTO CIVITA: O criador que se confundiu com a criatura alcançou a mais bela forma de eternidade

Por Augusto Nunes, jornalista.

Conheci Roberto Civita em 1973, quando o colosso em que VEJA se transformaria era apenas um brilho no olhar do seu criador. Somadas as duas passagens pela Editora Abril, tive o privilégio de trabalhar 18 anos sob o comando de RC, como se identificou em milhares de bilhetes manuscritos. 

Já descrevi sucintamente o risonho, otimista e irredutível defensor da liberdade e da democracia que o Brasil perdeu neste domingo. Junto-me à cerimônia do adeus com um aceno de poucos parágrafos.


Jornalistas aprendem já na primeira reportagem que governantes brasileiros não admitem menos que elogios e elegias. Revelações fartamente documentadas, constatações visíveis a olho nu, verdades factuais indesmentíveis, críticas merecidíssimas, mesmo ligeiros reparos ─ tudo que não se sujeite ao manual da vassalagem assume, aos olhos dos donos do poder, contornos de ofensa grave, infâmia imperdoável, crime hediondo ou afronta aos superiores interesses da pátria. Uns mais, outros menos, todos sonharam ou sonham com o sumiço da imprensa independente.

Para livrar-se da altivez de VEJA, quase todos tentaram dobrar Roberto Civita. Nenhum conseguiu. Nascida três meses antes da decretação do AI-5, que proclamou a ditadura escancarada, a revista cruzou a infância e a adolescência pressionada por chefes militares, alcançou a maturidade quando a democracia ressuscitada reaprendia a andar e enrijeceu a musculatura enfrentando o coro dos déspotas nada esclarecidos com a serenidade dos que têm razão e a combatividade dos que foram poupados do sentimento do medo.

Nunca cessaram os queixumes, choradeiras, berreiros ou rosnados dos coronéis de jaquetão, tiranetes sertanejos ou, mais recentemente, populistas demagogos promovidos a padroeiros da nação por stalinistas farofeiros e assaltantes de cofres públicos. Eles chegaram ao Planalto com a esperança de induzir Roberto Civita a esquecer momentaneamente princípios irrevogáveis ─ e forçar a publicação que sempre pertenceu aos leitores a desviar-se da estrada principal. Voltaram à planície frustrados com a descoberta de que existem homens e coisas que não têm preço. Muitos pastores da escuridão já passaram. Os que restam logo passarão. VEJA ficará.

A criatura não teria sobrevivido ao cerco dos intolerantes se não fosse blindada pelo caráter e pela determinação do criador. A revista é a cara, a alma e o coração de Roberto Civita, que nela continuará existindo. Poucas formas de eternidade são tão belas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...