sexta-feira, 28 de junho de 2013

SERVIDORES DA SAÚDE vão parar no dia 11

A Saúde pública do Rio Grande do Norte vai parar no dia 11 de julho. Cerca de 400 servidores reunidos no dia 20 passado decidiram pela paralisação, após a falta de respostas do governo. “Entregamos a nossa pauta de reivindicações no dia 22 de maio, apresentamos detalhadamente na mesa de negociação, mas até agora, o governo sequer conseguiu nos receber. Uma negociação estava marcada para o dia 26, quarta, às 15h, mas foi desmarcada por causa fim do expediente, por causa do jogo do Brasil”, comenta Rosália Fernandes, diretora do Sindsaúde e funcionária do Walfredo Gurgel.


A assembleia do dia 20 foi a segunda da campanha salarial. Na ocasião, foi aprovada ainda uma passeata até a Governadoria no dia 11 e nova assembleia no dia 25 de julho, que discutirá um indicativo de greve. “A defesa da saúde pública começa com o respeito aos servidores. O próprio secretário reconhece que nossos salários não são dignos. Então, por que tanto descaso com as negociações?”, questiona Rosália. “Veja o exemplo dos trabalhadores do Detran: estão aí há 45 dias em greve e o governo não negocia e ainda corta o ponto”, destaca.

Na terça, as centrais, incluindo a CSP-Conlutas, a qual o Sindsaúde é filiado, convocaram um dia nacional de greve no país, para 11 de julho, mesmo dia da paralisação da Saúde. Na manhã de ontem, os servidores da Administração Indireta, como a Emater e Detran, também decidiram parar no dia 11. Com isso, a data caminha para se tornar uma greve geral no Estado.

REIVINDICAÇÕES

Entre os principais pontos da pauta estão: isonomia salarial com servidores do SUS no RN e o cumprimento da Lei 333, do PCCR, garantindo a aplicação do internível de 3% em todas as tabelas salariais. "Hoje, o salário-base inicial do servidor da Saúde na tabela é menor do que o salário mínimo. Na maioria das funções, o salário do servidor da Saúde é cerca de metade do que recebem outros servidores da Saúde, na mesma função. Ficamos para trás", diz Simone Dutra, coordenadora geral do Sindsaúde-RN.

Os servidores da saúde exigem também a antecipação dos 25% de incorporação da Jornada Especial e da GAE de fevereiro de 2014 para novembro de 2013; o estabelecimento de uma data-base para reajuste salarial; e a retirada dos servidores do prédio da Sesap até que seja feita reforma das instalações, entre outras reivindicações.

A campanha salarial vai defender a convocação dos concursados e o não fechamento das pediatrias, como a do Hospital Santa Catarina, e a defesa dos hospitais regionais.

Via Gazeta do Oeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...