sexta-feira, 19 de julho de 2013

NATAL-RN: Ocupação termina em pancadaria e tiros e Câmara Municipal suspende convocação extraordinária

Um incidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (18) na Câmara Municipal de Natal pode ter dado a motivação que faltava para o revigoramento do movimento dos que protestam pela implantação do Passe Livre para estudantes e desempregados. Horas depois de ocupar o pátio da Câmara, um grupo de cerca de 30 jovens foi expulso do local pela guarda legislativa e guardas municipais que usaram spray de pimenta.
 
O incidente ocorreu após uma demorada negociação entre a Mesa Diretora da Casa e o grupo de manifestantes que exigiam a suspensão da tramitação de lei que trata da licitação das linhas de transporte coletivo de passageiros da capital. Para que os manifestantes deixassem a Câmara de forma pacífica, a Mesa Diretora aceitou cancelar a auto convocação extraordinária,  marcada para o período de 22 a 31 deste mês.


Como o grupo demorou a sair do local, os guardas legislativos e a Guarda Municipal decidiram agir e a confusão começou. Houve choque entre guardas e manifestantes, pedras foram atiradas contra o prédio e o portão lateral que dá acesso ao local pela rua Jundiaí ficou seriamente danificado. Para impedir uma nova e violenta invasão da Câmara, tiros com munição de verdade foram disparados para o alto. O primeiro tiro foi disparado de dentro do estacionamento da Câmara. Outros dois tiros foram disparados por policiais militares na tentativa de conter as ações de vandalismo.

No final da tarde, o único manifestante preso deixou o prédio em uma Sprinter alugada a serviço da seccional Rio Grande do Norte da Ordem dos Advogados do Brasil. Em companhia de quatro integrantes da Comissão dos Direitos Humanos, o rapaz identificado como Fábio Santos, também conhecido como “Bil”, foi levado à Delegacia de Plantão da Zona Sul. No veículo, também seguiram o comandante da Guarda Legislativa e dois representantes do movimento de protesto.O veículo da OAB-RN tornou-se necessário porque os manifestantes, depois de expulsos da Câmara, ganharam o apoio de dezenas de outros que estavam do lado de fora e passaram a impedir que guardas municipais deixassem o local para levar o manifestante preso até uma delegacia de polícia.

O INCIDENTE

Por volta das 15 horas, quando tudo fazia acreditar que a ocupação caminhava para um final pacífico, a confusão começou. Jovens foram perseguidos até o portão da rua Jundiaí e começaram a pular o muro. A confusão se generalizou e somente foi contida depois que policiais intervieram e tiros foram disparados para o alto.

Vários advogados da Comissão de Direitos Humanos compareceram ao local para reforçar o trabalho de Daniel Pessoa, que entrara na Câmara em companhia do vereador George Câmara (PC do B) no exato instante que a confusão começava.

Liderados por Marcos Guerra, vice-presidente da seccional RN e Evandro Michoni, presidente da Comissão de Direitos Humanos, o grupo da OAB mediou o conflito, evitando um desfecho mais violento e grave. O incidente também mobilizou diversos policiais militares, sob o comando do coronel PM Alarico, subcomandante de policiamento da região metropolitano.



Informações Jornal de Fato
Gerson de Castro/Da Redação Natal
Fotos: Frankie Marcone


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...