quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DEPOIS DE CANCELAR VESTIBULAR PARA OS NÚCLEOS, CONSEPE TRIPLICA O NÚMERO DE VAGAS PARA O CURSO DE MEDICINA

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSEPE) aprovou ontem a ampliação no número de vagas para o curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) das atuais 26 vagas para 60. 

O aumento foi aprovado por unanimidade, com parecer favorável do professor Akailson Lennon Soares, conselheiro relator. Isso aconteceu 14 dias depois de o mesmo conselho anunciar o cancelamento do vestibular para os 11 núcleos avançados.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, explicou que o projeto pedagógico do curso já previa a ampliação do número de vagas e, recentemente, o reitor Pedro Fernandes declarou que conseguiu recursos para a ampliação da unidade, considerada a mais dispendiosa da Universidade.

O diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), José Hélio Cabral, disse que a mudança foi um pedido da própria Faculdade, que está estruturada para receber novos alunos. Ele explicou que o aumento das vagas acontecerá de forma gradual, sendo uma primeira turma de 30 estudantes para o primeiro semestre de 2014 e mais 30 para o semestre seguinte. Atualmente, a FACS tem quatro turmas e a expectativa é que chegue a oito.

DESAFIOS

A decisão de aumentar as vagas de Medicina foi comemorada por parte da comunidade acadêmica porque representa um novo momento para a instituição. Por outro lado, foi vista como antipática diante de tantos problemas sentidos pela UERN. O presidente da Associação dos Docentes (ADUERN), Valdomiro Morais, demonstrou preocupação com a ausência de espaço e estrutura para a residência médica.

O próprio José Hélio tocou neste assunto muito sutilmente, mas levantou ainda outras questões, como por exemplo, a necessidade urgente de ampliação do setor ambulatorial. Valdomiro considerou equivocada a ampliação do curso de Medicina sem que antes a UERN tivesse resolvido problemas essenciais, como a reconstrução das salas da Faculdade Ciências Exatas e Naturais, que foram incendiadas, ou concluído obras antigas dos campi de Natal e Caicó. Também lembrou que falta material essencial para a manutenção da maioria dos outros cursos.

Outro dado importante é que 30% dos professores da FACS são substitutos e que, mesmo assim, com novas turmas será necessária a contratação de mais docentes.

Vestibular da UERN acontece em fevereiro em novo horário

O Consepe também aprovou alteração no horário de realização de provas. O PSV, que vai ser realizado nos dias 2 e 3 de fevereiro, será aplicado na parte da tarde: das 13h30 às 17h30. Uma outra novidade é que a UERN reservará, já a partir do próximo PSV, 5% das vagas para pessoas com deficiência, cumprindo lei recentemente aprovada pela Assembleia Legislativa. Isso representa 130 vagas. A UERN ofertará 2.180 vagas no Processo Seletivo Vocacionado 2014. O edital do concurso deve ser publicado na próxima semana.

Via Portal DeFato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...