terça-feira, 24 de dezembro de 2013

APRENDA COMO EVITAR quilos extras nas festas de final de ano

Dar preferência a saladas e carnes brancas são as principais delas. Cuidados com a preparação dos pratos também são fundamentais.


Gerlane Lima,


Estamos no final do ano, e com as festas natalinas vem também a preocupação de muitas pessoas, não só das mulheres, com os quilinhos extras. Com tantas confraternizações e guloseimas à disposição, não é fácil resistir a uma dieta e a desculpa é sempre a mesma: só hoje eu vou exagerar na ceia.

Mas, para deixar a turma, que costuma exagerar, mais tranquila o Nominuto.com, preparou algumas dicas simples que podem ajudar a evitar o peso extra depois das comemorações.

O peru, que é tradicional e não pode faltar na festa de Natal, é uma ótima opção de cardápio. Por ser uma variedade de carne branca, ele é bem menos calórico. Chega a ser mais light que o frango, especialmente quando feito no forno. Neste ponto, a preparação é peça fundamental.


Assim, é recomendável evitar gorduras saturadas para assar a ave. Caso haja necessidade de utilizar algum óleo, o de canola representa opção mais saudável que o de soja. Em se tratando de gordura saturada, o óleo de canola tem apenas 0,56g da substância, enquanto o de soja possui 1,15g.

Por outro lado, a canola é rica em gordura insaturada, que ajuda a diminuir as taxas de LDL, o chamado “colesterol ruim”. Quanto a isso, ele apresenta 4,7g contra apenas 1,8g da soja. Além disso, o óleo de canola possui 0,7g de Ômega 3, um ácido poliinsaturado que fortalece o sistema imunológico.

Caso você queira preparar algum molho para acompanhar o peru, uma sugestão é o molho de iogurte. Para manter o peso, peixes também são indicados para compor a ceia natalina.

Mas o peru nem sempre é o único prato principal de uma ceia natalina, até porque tem gente que não come carne de ave, então sempre tem outras opções de carne, como peixe ou filé. Nesse caso, o peixe é preferível.

Os peixes são a opção mais saudável de proteína animal, embora muitas pessoas não tenham o hábito de consumi-lo. Todos eles são ricos em nutrientes, especialmente em vitaminas do complexo B e Ômega 3. Alguns tipos, inclusive, são fontes de vitamina A.

Uma boa sugestão é abusar de saladas. Por serem ricas em fibras, elas provocam sensação de saciedade e impedem que você exagere nos outros pratos. E vale salientar, que apesar de ser uma festa de final de ano, é importante não se exceder nas bebidas alcoólicas. Uma ou duas taças de vinho são suficientes.

Em relação às bebidas, dê preferência a sucos de frutas ou água de côco. Refrigerantes também são contra-indicados.

E não dá para falar em Natal, sem falar das frutas da estação, sejam elas cristalizadas ou não. Frutas secas como damasco, passas, castanhas, pêssego, figo e tâmaras são algumas das sugestões.
Além de poderem ser utilizadas na elaboração de sobremesas, elas vão bem para acompanhar os pratos salgados, criando harmonia entre o doce e o sal. As frutas harmonizam com arroz, saladas, farofa e com o próprio peru.

Na hora da sobremesa, elas também aparecem como a melhor opção. Outra dica que auxilia a digestão é servir o doce com algum intervalo depois do prato principal. Isso ajuda a controlar a quantidade de calorias, dando tempo para o organismo iniciar a digestão do que já foi ingerido.

Ah...para encerrar, mesmo muito enfadado da festa, é importante não ir deitar logo depois da ceia. Durante o sono, o metabolismo do corpo diminui e, por isso, a digestão se torna mais lenta. A glicose que utilizaríamos para as atividades comuns do dia-a-dia – andar, falar, dançar – não é convertida em energia e, portanto, logo se transforma em gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...