sábado, 14 de dezembro de 2013

PADRE JOÃO BATISTA DO NASCIMENTO "ME ESPELHO EM JESUS CRISTO CRUCIFICADO E RESSUSCITADO"

No último dia 20/11, Padre João Batista completou 25 anos de vida sacerdotal que foi comemorado com uma Missa aqui em Alexandria/RN celebrada por ele e por vários Padres da Diocese.

Na tarde deste dia,  fiz contado com Lombardi (Diretor da Web Rádio Mãe Imaculada) e ele viabilizou junto ao Padre uma "entrevista" que eu chamaria de uma conversa informal, que por motivos técnicos só tive a possibilidade de publicá-la hoje.

O Encontro
Marcarmos às 16:00hs e britanicamente o Padre João, apesar do cansaço da viagem de Mossoró-Alexandria estava me esperando e fomos até a nossa Igreja matriz para nossa conversa.

Com aquela calma, serenidade e voz mansa que lhe é peculiar o cidadão alexandriense (título honorífico em 2012) respondeu nossas perguntas que agora transcrevo os principais trechos.

Cidade Natal
Padre João Batista nasceu no Sítio São Lourenço (Apodi/Felipe Guerra). Apodi/Felipe Guerra porque o sítio já pertenceu às duas cidades. Na certidão de Nascimento consta natural de Felipe Guerra/RN.


A Descoberta da vocação
Desde criança, inspirado em Frei Damião e ouvinte fiel das missas através da Rádio Rural de Mossoró, o jovem João Batista tinha desejo de ser Padre. Por volta dos seus 18 anos o desejo de ser religioso corria por suas veias. Nessa época o seminário em Mossoró estava fechado foi quando em 1978  Padre Francisco Canindé dos Santos (Pároco de Assú/RN) criou  um Centro de Formação Ministerial para jovens vocacionados permitindo o seu ingresso e aí podendo seguir sua vocação religiosa.

Chegada em Alexandria
Em abril de 1990 chegou na nossa Alexandria e encontrou a igreja católica segmentada por seguidores dos Padres Eurico e Padre Antônio. Nessa época com ajuda das Irmãs Dominicanas visitou todas as comunidades urbanas e rurais pregando a palavra de Deus e buscando reaproximar os católicos; deu certo. O Padre João permaneceu aqui em Alexandria por quase 17 anos deixando nossa paróquia em Fevereiro de 2007 e sua igreja bem estruturada.

As dificuldades do início
Foram muitas; ele relembra que muitas vezes o seu alimento vinha de coletas realizadas pelas irmãs e algumas pessoas que o ajudavam. Mas mesmo assim continuou com seu principal propósito que era levar a palavra de Deus à nossa comunidade.

Alexandria na sua vida
Sorri e diz: "Alexandria foi uma bênção na minha vida". Na verdade Padre João e Alexandria são sinônimos de amizade e fraternidade eternas. Nos quase 17 anos que por aqui passou só conquistou amizades. Padre João tem um amor tão grande por essa terra e por essa gente que ao deixá-la em 2007 fez questão de levar  "terra" (05 kg) literalmente, do solo alexandriense para que não pudesse esquecer desse torrão alto-oestano.

Frase
"O cristão precisa ter mais ardor, precisa testemunhar mais"

Laser
Rezar e assistir as TVs Católicas (quando tem tempo)

Padre João por Padre João
"Me defino como ministro de Jesus Cristo e vivo em função desse ministério; me espelho em Jesus Cristo crucificado e ressuscitado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...