domingo, 23 de março de 2014

Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar afirma: "Policiais militares do RN trabalham de chinelos por falta de coturnos"

Barriguda News
Via Diego Hervani/Portal JH

A situação atual da segurança no Rio Grande do Norte provocou uma situação, no mínimo, inusitada. Por falta de coturnos, equipamento básico para os policiais, PMs que trabalham em presídios estão tendo que prestar serviço de chinelo. Isso é o que afirma a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do RN (ACS-RN).

“É uma situação que mostra bem o descaso do Governo com a segurança do nosso Estado. Retrata um pouco da falência do RN. O coturno é um equipamento básico para um policial. Porém, como os equipamentos que chegam não é o suficiente para todos os policiais, temos que priorizar os que estão nas ruas. Há mais de três anos que os policiais que trabalham em presídios não recebem equipamentos”, denunciou o soldado Roberto Campos, presidente da ACS-RN.

De acordo com Roberto, os coturnos não são o único problema. Ele afirma que em muitos casos, ou faltam equipamentos ou eles estão desgastados. “Nós temos coletes a prova de bala que estão vencidos. Coletes completamente desgastados, que não dão segurança alguma para o policial. Também faltam uniformes. É uma situação realmente complicada. São coisas que acontecem e que dificultam também no trabalho do dia a dia do policial”.

Além da falta de condições ideais para trabalharem, os PMs também reclamam que a falta de equipamentos para todos os policiais está afetando a saúde deles. “Como não temos uniformes e nem coletes para todos, os policiais que dão o plantão passam os equipamentos para os outros que estão chegando. Ou seja, muitas vezes nem mesmo lavar os uniformes os policiais conseguem. Do jeito que estão, sujos ou não, eles repassam esses equipamentos. Muitos reclamam que estão com micose por causa disso”, destacou Roberto Campos.

Ainda segundo o soldado, até mesmo o desfile que a PM realiza no dia 7 de setembro (dia da Independência do Brasil) está sendo afetado. “Nos últimos anos o número de policiais que participam de desfile tem diminuído, pois muitos não têm uniforme para participarem do evento. Ano passado, um dia antes do desfile. A renovação de uniformes é algo que tem que ser feito todos os anos, mas no RN isso não acontece”.

Comandante garante mais equipamentos

Informado pela reportagem do Jornal de Hoje sobre o problema, o comandante geral da PM do Rio Grande do Norte, o coronel Francisco Araújo, afirmou que as soluções já estão sendo providenciadas e vários equipamentos serão entregues para os policiais militares nos próximos dias. De acordo com ele, 5 mil uniformes, 3,5 mil coturnos, 5 mil pistolas, 3 mil cartuchos, 1,2 mil rádios, 3,5 mil coletes a prova de bala e 150 viaturas foram adquiridos e muitos já estão sendo distribuídos. “Sabíamos desse problema e o Governo do Estado se preocupou em resolver essa situação o mais rápido possível. Tudo está sendo adquirido com verbas do Governo”, destacou.

Com o Rio Grande do Norte contando com cerca de 9 mil PMs, Francisco Araújo admitiu que, mesmo com o investimento, o problema não será totalmente resolvido. “Eu não posso falar que irá acabar com o problema, pois problemas sempre irão existir. O que vai acontecer é que esses equipamentos irão amenizar essa situação e proporcionará aos PMs uma melhor condição de trabalho”.

Sabendo dos investimentos, o soldado Roberto Campos afirmou que isso não é mais do que obrigação por parte do Governo. “Eles (o Governo) anunciaram que a compra desses equipamentos como sendo a grande novidade para a segurança pública. Mas isso é o básico. Isso é o mínimo necessário para se fazer segurança pública”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...