quarta-feira, 30 de abril de 2014

CULTURA: Parceria entre PRONATEC e ESCOLA DE MÚSICA DA UFRN leva formação para jovens do interior

Por Ana Clara Dantas

“A música expressa o que não pode ser dito em palavras, mas não pode permanecer em silêncio”. A frase do escritor francês Victor Hugo resume bem essa forma de arte presente em praticamente todas as sociedades e com origem na Pré-História. A prática cultural está tão relacionada ao cotidiano que muitas vezes se expande para além do campo das artes, sendo utilizada em festas, rituais religiosos, terapias e até mesmo de forma educacional.

A importância dessa arte foi responsável por uma parceria firmada entre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), em 2011.

Só neste ano, o projeto irá beneficiar mais de 900 alunos, sendo grande parte do interior potiguar. Os cursos funcionam em unidades localizadas em nove municípios do Estado: São José do Mipibu, Monte Alegre, Canguaretama, Florânia, Carnaúba dos Dantas, Campo Grande, Luiz Gomes, Santana dos Matos e Natal. Entretanto, o alcance do programa é maior, pois os alunos de cidades próximas participam dos cursos com auxílio da Bolsa-Formação, que financia transporte e alimentação.

A professora Raquel Carmona, coordenadora geral do Pronatec da EMUFRN, destaca a importância da formação dos jovens do interior do Rio Grande do Norte. “A gente espera beneficiar o público do interior. Fazendo com que a escola não receba apenas os alunos que têm condições de vir para a capital. Mas que a escola se desloque até o interior do nosso Estado”, analisa.

Para organizar toda a estrutura de ensino no Estado, a EMUFRN realizou parcerias com prefeituras e associações de músicos. “Toda a parte de material e pessoal de apoio é financiada pela Universidade, mas a infraestrutura muitas vezes parte dessas associações”, explica Zilmar Rodrigues.

Em Cruzeta, cidade da região Seridó, com cerca de oito mil habitantes, uma das grandes colaboradoras é a Filarmônica local, coordenada pelo Maestro Bembem Dantas desde 1986. Neste ano, a Banda foi destaque no jornal espanhol El País, com matéria intitulada “No Brasil a música é um verdadeiro instrumento contra a pobreza”. A Filarmônica ajuda o município a gerar renda, além de capacitar jovens e adultos.

Pronatec

O principal objetivo do Pronatec é democratizar a educação profissional e técnica de nível médio. São oferecidos cursos gratuitos de qualificação nas mais diversas áreas. Os cursos do campo das artes surgiram por iniciativa de instituições de ensino de todo o país, que perceberam a necessidade de capacitação dos profissionais dessa área.

O diretor da EMUFRN, Zilmar Rodrigues, acredita que a parceria vai ajudar a profissionalização do setor. “A cadeia produtiva da música funciona de uma forma diferente, principalmente pela informalidade”, analisa.
A Bolsa-Formação do Pronatec oferece cursos técnicos para quem já concluiu o Ensino Médio e para estudantes ainda matriculados. Dentro dessa perspectiva, estão os cursos de Formação Inicial e Continuada, que têm curta duração, cerca de 160 horas-aula.

Na área de artes e cultura, um dos principais cursos oferecidos é Músico de Banda, em que muitos profissionais já atuantes podem vivenciar a experiência de tocar em grupo, exercitando outras habilidades e competências. Além disso, o curso possibilita ao aluno capacitação para tocar em bandas sinfônicas, marciais e fanfarras, e participar de processos seletivos. Os demais cursos que serão oferecidos são: Regente de Coral, Operador de Áudio, Agente Cultural e Fotógrafo.

EMUFRN

A Escola de Música foi criada em 1962 e incorporada a UFRN no mesmo ano, na gestão do reitor Onofre Lopes. Já na administração do reitor Daladier da Cunha Lima, a EMUFRN ocupou sua atual sede no Campus Universitário. Antes, a Instituição era localizada em Petrópolis. O curso de Bacharelado em Música foi implantado em 1997, antes disso a Escola já movimentava a cena musical da cidade, com a realização de seminários, recitais e festivais. São mais de 50 anos contribuindo para a formação de profissionais, realizando atividades de extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...