sexta-feira, 30 de maio de 2014

DEPREDAÇÃO: "Jogo sujo"’ será combatido

Tribuna do Norte/Foto Emanuel Amaral
A decoração da Copa do Mundo instalada na passarela de Potilândia, na Zona Sul de Natal foi alvo de depredações. Seis bandeiras foram rasgadas na madrugada de ontem (29). De acordo com a secretário titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Raniere Barbosa, a reposição do material será feita até a próxima segunda-feira, pela Servlight, empresa prestadora de serviço ao município. A Semsur afirma que aproximadamente 80% da decoração já foi instalada.

egundo a Servlight, para prevenir novas depredações,  seguranças particulares foram contratados para resguardar pontos estratégicos de decoração, um deles são os projetores que foram instalados nas árvores localizadas no canteiro central, próximo a avenida Miguel Castro. Considerado uma das decorações de valor mais alto.  A segurança particular atuará até o dia 10 de junho, data limite de entrega da decoração. Após esta data, qualquer reparo ficará a cargo da prefeitura de Natal. 

O secretário titular da Semsur, Raniere Barbosa, afirmou que é recorrente o roubo de material usado na decoração. “Respeito quem é contra a copa, mas não aceito vandalismo. A sociedade precisa potencializar o que a Copa vai gerar para a nossa cidade e não depredar. Estamos organizando a cidade da melhor maneira possível, nós estamos investindo em decoração. Natal será uma grande vitrine. Muitas pessoas dizem que é contra a Copa, mas nem por isso é a favor do vandalismo”, afirma Raniere. 

A instalação da decoração da Copa do Mundo teve início no dia 19 de março, com bandeiras dos países no formato de bola instaladas nas árvores do canteiro central da avenida Hermes da Fonseca. Uma semana depois a Semsur voltou atrás e retirou a decoração por considerar os adereços pequenos em relação ao tamanho das árvores. O material foi substituído por semelhantes, mas de maiores dimensões, e o anterior aplicado nas ruas da Cidade Alta e Alecrim.

A previsão inicial era concluir todo o material até o fim de abril. No dia 27 de abril, um painel montado no viaduto de Ponta Negra e que gerou bastante polêmica nas redes sociais foi retirado. A instalação de seu substituto, de autoria de Erinaldo Santos com fotos de Canindé Soares, foi feita ontem.

Entre os dias 22 e 23, a empresa Servlight registrou a perda de 70 refletores, 13 lâmpadas estrobo e 16 metros de mangueira luminosa. O material subtraído - refletores nas árvores do canteiro central da avenida Prudente de Morais próximo ao cruzamento com a avenida Amintas Barros e o restante nas bolas tridimensionais instaladas no cruzamento das avenidas Salgado Filho com Alexandrino de Alencar - fazia parte da decoração para a Copa contratada pelo Município. 

Além dos roubos do material de iluminação, a Semsur e a Servligth já vinham identificando danos às placas luminosas com escudos de seleções implantadas no calçadão da avenida Engenheiro Roberto Freire chegaram a ser pichadas ou rasgadas e aos escudos montados no bairro do Alecrim e na avenida Rio Branco, na Cidade Alta.

No último domingo (25), um homem foi flagrado roubando parte do material da decoração. De acordo com a Semsur, o flagrante ocorreu por volta das 23h45 por fiscais que atuavam na avenida Prudente de Morais. O ladrão estava retirando os projetores que foram instalados nas árvores do canteiro central, próximo a avenida Miguel Castro. No varejo, cada projetor é comprado por R$ 218,00. As lâmpadas de 400W custam R$ 152,00, por unidade.

A empresa prestadora de serviço ao município, a Servlight, contabilizou o material furtado no período de 60 dias, apenas nas avenidas Presidente Prudente de Morais e Hermes da Fonseca. Cerca de 500 metros de cabos do tipo 2X2,5 de felx, 400, unidades de Fita BAP, 264 lâmpadas de vapor metálico branco, com 400 watts de potência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...