quinta-feira, 24 de julho de 2014

DUAS INICIATIVAS do sistema prisional do RN são selecionadas para Prêmio Innovare 2014


A Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc) teve duas práticas deferidas para participar do Prêmio Innovare 2014.  Uma delas foi a parceria com a empresa que fornece a alimentação para o sistema penitenciário, o segundo tipo de prática é o funcionamento de uma unidade de saúde básica dentro da Penitenciária Estadual de Parnamirim, o projeto “PEP: aqui tem SUS”.

O Secretário de Justiça, Júlio César de Queiroz, recebeu na manhã desta terça-feira (22) Reginaldo Gomes, consultor do Prêmio Innovare. No encontro foram explanados com mais detalhes os projetos que estão concorrendo. Em seguida foi realizada uma visita para reconhecimento do espaço e preparo e distribuição de refeições em Alcaçuz.

O acordo com a empresa, com interveniência do Ministério Público do RN, garante que seja usado o espaço físico das unidades, bem como da mão de obra de apenados. Em contrapartida a empresa responsabiliza-se pelo pagamento da mão de obra apenada, a manutenção preventiva e corretiva, limpeza e higienização das estruturas físicas das cozinhas, bem como dos equipamentos e utensílios, além da reposição eventual desses utensílios.

“Acreditamos que a nova modalidade adotada pelo sistema penitenciário do RN quanto ao fornecimento da alimentação, tem sido bem aceita pela população carcerária, além de fomentar o aperfeiçoamento profissional e a ressocialização do apenado. Exemplo este que tem de ser divulgado e disseminado em outros estados, como propõe o Prêmio Innovare.”

Os internos também passaram por um processo de qualificação profissional, através de cursos de segurança no trabalho, manipulação e preparação de alimentos. Além disso, contam com o benefício da remição de pena. De acordo com a Lei de Execução Penal 7.210, de 11 de julho de 1984, a cada três dias de trabalho o reeducando diminui um dia em sua pena.

“O que chama atenção dessa prática é que não se trata apenas de um gasto para o governo, mas uma parte do valor pago é reinvestido no próprio sistema penitenciário.”, comentou Reginaldo Gomes.
 
O Prêmio
O principal objetivo do Prêmio Innovare é identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira. As práticas selecionadas são disponibilizada no Banco de Práticas do Instituto Innovare, podendo ser consultado gratuitamente por todos os interessados no portal : www.premioinnovare.com.br.

São cerca de cinco meses de análise formal das práticas e o relatório gerado pelas visitas deve ser entregue à Comissão Julgadora (formada por 30 personalidades do ramo jurídico, como ministros, desembargadores e juízes brasileiros) no início de outubro para avaliação final. Que será divulgada em dezembro, na cerimônia de premiação no Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

Fonte:De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...