quinta-feira, 17 de julho de 2014

EDUCAÇÃO: UERN adere ao ENEM e regra já vale para 1º semestre de 2015

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou hoje, por 18 votos a favor e duas abstenções, a adesão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)/Sistema Seleção Unificada (SiSu). Com isso, as notas do Enem passam a ser único critérios para ingresso na instituição. A nova regra vale já para o primeiro semestre de 2015.

O diretor da Comissão Permanente do Vestibular da Uern (Comperve), professor Egberto Mesquita, explicou quais as alterações que o Enem provocará em relação ao Processo Seletivo Vocacionado (PSV).

Segundo ele, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) determina respeito à autonomia das universidades que adotarem o Enem, a Uern poderá definir peso diferenciado nas provas, mantendo a mesma sistemática do vestibular vocacionado.

Outro diferencial será o regime de cotas para Portadores de Necessidades Especiais (PNE), conforme lei aprovada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Também não haverá prejuízo para os alunos da rede pública de ensino, também amparados por lei estadual.

As regras do Enem asseguram cotas para os alunos oriundos das escolas públicas. Isso significa que todos os benefícios do PSV serão mantidos, segundo Mesquita. O Enem será adotado para todos os cursos da Uern.

A universidade seguirá o calendário universitário em vigor, que prevê para o dia 15 de setembro a publicação do edital para definição de vagas e normas para ingresso.

A adesão ao exame e ao sistema do Ministério da Educação possibilitará ainda o direcionamento de R$ 2 milhões e 250 mil para incentivo aos programas de assistência estudantil da Uern.

Depois de aprovar internamente as normas para o ingresso, a Uern assinará termo de adesão SiSu, que permitirá participação dos alunos nas políticas de assistência estudantil como Programa de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade para Todos (Prouni), Ciências Sem Fronteiras e outros programas do governo federal. 

*Com informações da Agência de Comunicação da Uern/O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...