quarta-feira, 26 de novembro de 2014

NATAL/RN: Servidores da saúde cobram solução para falta de remédios e materiais no Walfredo

Paulo Castro
Portal NoAr

De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde), as condições de trabalho no hospital são precárias, uma vez que faltam materiais como fio, gaze e touca


Os servidores estaduais de saúde se reúnem, nesta quarta-feira (26), em frente ao Hospital Walfredo
Gurgel, em um ato público para cobrar providências da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) quanto à falta de medicamentos e insumos na maior unidade hospitalar do Rio Grande do Norte.
De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde), as condições de trabalho no hospital são precárias, uma vez que faltam materiais como fio, gaze, touca e até sabão, em um total de mais de 10 itens básicos em falta. A lista de medicamentos em falta conta atualmente com 93 itens em falta na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), sendo 30 de alto custo.

No setor de nutrição do Walfredo, há mais de dois meses, falta hidrolisado proteico que é uma alimentação exclusiva para crianças alérgicas ao leite, de 0 a 2 anos. Além da situação de falta de medicamentos, os servidores questionam o fato do Tribunal de Constas do Estado (TCE) recomendar ao estado que passe a comprar medicamentos pela “tabela governo”, por ser mais barata, ao invés da tabela normal.

Ainda durante o ato, os servidores vão reivindicar também a garantia do abastecimento nos hospitais e na Unicat, o repasse imediato dos R$ 96 milhões do orçamento e o aumento das verbas para a saúde pública. Ainda no local, o grupo vai decorar uma árvore de Natal simbólica com caixas vazias de medicamentos que estão vazias.

Em nota, a Sesap informou que lamenta que o desabastecimento nos hospitais do estado e na Unicat tenha chegado a esse nível. A secretaria diz ainda que espera que a situação seja solucionada o mais breve possível e que o estado tenha condições financeiras de equalizar o abastecimento, tendo em vista que não tem autonomia para pagar os fornecedores de insumos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...