segunda-feira, 24 de novembro de 2014

SENADORA eleita Fátima Bezerra defende federalização do piso do magistério

Durante sua palestra no colóquio 6.9, que discutiu o pacto federativo e o piso salarial dos professores da educação básica, na  II Conferência Nacional de Educação – CONAE, a deputada Fátima Bezerra defendeu a federalização do piso do magistério e o cumprimento da Lei do piso dos professores. 
Segundo Fátima, é preciso criar um pacto federativo do piso do magistério, para avançar na distribuição das responsabilidades dos entes federativos.  “O novo Plano Nacional de Educação (PNE), na meta 17, estabelece melhorias para o magistério brasileiro. Diante das dificuldades e das limitações que a maioria dos estados e municípios vivem, a União precisa ampliar sua participação financeira, para que a meta 17 seja cumprida. Se nós fomos capaz de criar o FUNDEB, por que não somos capaz de criar um pacto federativo, dentro de um regime de cooperação técnica e financeira entre os entes federados, conforme estabelece a própria constituição?”, defendeu.
“O próprio PNE coloca que a vigência do primeiro ano do plano tem que ser constituído um fórum com a representação da União, Estados, Municípios e os trabalhadores em educação. Nós estamos querendo , agora, regulamentar o sistema  articulado de educação, que passa pelo regime de cooperação entre os entes federados”, completou. 
Fátima sugeriu que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que tem sido um impeditivo para que gestores não paguem o piso por conta do limite prudencial, seja reajustada.  " A LRF não pode está acima de constituição. Ela precisa ter mais flexibilização no que diz respeito as áreas de saúde e de educação, para preservar o direito da população”, afirmou. 
Fátima declarou ainda que os jovens querem continuar sendo professores, mas o país precisa dar a estes jovens dignidade e melhores atrativos na carreira. "O nosso maior desafio é o cumprimento da Lei do Piso, tanto no que diz respeito a remuneração,  como na jornada de trabalho. A  valorização dos professores e a qualidade do ensino, associada a bons salários, iniciará com este pacto", afirma.  
Fátima também relembrou os avanços educacionais que o Brasil obteve nos últimos 12 anos, como a aprovação da Lei dos Royalties, que destina 75%  dos royalties do petróleo para educação, bem como 50% do fundo social do pré-sal para educação, associada aos 10% do PIB para educação, conforme estabeleceu o novo Plano Nacional de educação,  sancionado pela presidenta Dilma, em julho deste ano.
 Fique por Dentro
A  II Conferência Nacional de Educação – CONAE, realizada em Brasília. Neste ano, o tema central da conferência será o PNE na articulação do sistema nacional de educação. O evento que segue até o dia 23 de novembro, na capital federal, reunirá mais de 4 mil participantes dos 26 estados e do Distrito Federal que discutirão o desenvolvimento da educação nacional. O Rio Grande do Norte está presente com uma delegação de mais de 40 delegados. 
“Temos certeza que sairemos da CONAE com deliberações para avançamos na realização das metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE), com vistas a mais creches, mais escolas técnicas, mais ensino superior, mais educação em tempo integral e na agenda de valorização salarial e profissional dos trabalhadores em educação”, declarou Fátima Bezerra.
Barriguda News/DeFato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...