terça-feira, 20 de janeiro de 2015

DIA DO FARMACÊUTICO ressalta importância e desafios da profissão

Jornal de Hoje
Hoje, dia 20 de janeiro, comemora-se o dia do Farmacêutico. A partir deste ano, o profissional terá ainda mais importância, pois através da Lei Federal 13.021 de 2014, que passou a vigorar desde o dia 1 de janeiro de 2015, determina a farmácia como uma unidade de saúde e tem que estar sob a responsabilidade de um farmacêutico. Para divulgar essa informação à população usuária de medicamentos, o Conselho Federal de Farmácia (CFC) e os conselhos regionais de Farmácia iniciaram a veiculação de uma campanha nacional de conscientização dos usuários de medicamentos.
Há dez anos, Juliano Costa trabalha como farmacêutico em duas farmácias em Natal. “Escolhi essa profissão por gostar da área de saúde e por tratar diretamente com o público. É muito gratificante poder ajudar o próximo”, afirma. A prática pedagógica, como explicar os efeitos benéficos e maléficos à população, por exemplo, fascina o farmacêutico no exercício da profissão. “Cada vez mais me instiga falar e ensinar a população e quando isso acontece aumenta a nossa autoestima, pois vemos que estamos disseminando informação e conhecimento”.
O profissional de farmácia vai bem além daquele que pega remédios nas prateleiras. “Nós prestamos toda uma assistência farmacêutica ao paciente, orientando ele qual a melhor forma de tomar aquele medicamento, com água ou com leite, por exemplo. O melhor horário, se ele toma com outros remédios, como dividir os horários, entre outras orientações”, explica Juliano Costa.
No entanto, o farmacêutico espera mais reconhecimento tanto por parte da população, quanto por parte da classe empresarial. Juliano Costa conta que é papel do profissional informar a população a respeito do uso geral de medicamentos, as interações medicamentosas e as interações medicamentos-alimentos. Para ele, a saúde tem que ser encarada como uma área multiprofissional.
“Somos responsáveis pela totalidade da farmácia, de modo a garantir a saúde do paciente independente do produto comercializado. Além disso, o farmacêutico é uma peça importante dentro de todas as partes da saúde que envolve um paciente, pois é a ponta do atendimento”, ressalta Juliano Costa. O paciente é atendido por um enfermeiro, por um médico e, por fim, um farmacêutico quem vai disponibilizar o medicamento que ele precisa.
O farmacêutico Juliano Costa considera que o ano de 2014 foi um marco para o segmento de farmácia no Brasil, pois através de um novo decreto, elas, que antes eram vistas apenas como pontos comerciais, passam a ser estabelecimentos de saúde, tornando obrigatória a presença de um farmacêutico em tempo integral. Com isso, as farmácias podem aplicar injetáveis, vacinas, tratamento com nebulização e colocação de brincos, por exemplo. “Com isso, agregamos mais valor ao estabelecimento e oferecemos mais serviço à população”.
Juliano ainda recomendou a profissão para quem deseja começar a estudar farmácia. “Acredito que, se a pessoa tem afinidade com a área, é super válido. Quem deseja pode seguir em frente que não vai se arrepender”, afirma o farmacêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...