terça-feira, 6 de janeiro de 2015

ECONOMIA: Presidente e diretores do Sebrae-RN são empossados na quinta-feira, dia 8


Por Agência Sebrae

O novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Álvares Vieira, toma posse na próxima quinta-feira (8), no auditório da Instituição, às 10h. Ele substitui o empresário Sílvio Bezerra, que presidiu o Sebrae entre 2011 e 2014. Durante a solenidade, também serão empossados os integrantes da diretoria executiva. Na ocasião, tomam posse ainda os membros do Conselho Fiscal da Instituição.

Eleita no dia 9 de dezembro deste ano para o quadriênio 2015/2018, a diretoria executiva é formada pelo economista José Ferreira de Melo Neto (diretor superintendente), administrador João Hélio Cavalcanti (diretor técnico) e José Eduardo Viana (diretor de operações). O advogado José Álvares Viera, além de presidente do conselho, acumula também o cargo de presidente da Federação da Agricultura do estado (Faern). A escolha da nova diretoria e presidência foi aprovada por unanimidade entre os 15 membros do conselho que representam órgãos federais, estaduais e federações.
A expectativa é que os novos dirigentes consolidem nessa gestão o plano de expansão e modernização dos escritórios regionais, iniciado na gestão de Sílvio Bezerra, com a abertura de instalações nas cidades da Apodi e João Câmara, totalizando oito escritórios regionais além da sede, em Natal. Esse aumento da capilaridade visa promover o atendimento integrado e continuo aos pequenos negócios no estado. Por ano, são realizados mais de 33 mil atendimentos a empresas de micro e pequeno porte – desse total cerca de 45% são relativos aos Microempreendedores Individuais (MEI).
A nova diretoria tem o desafio de implementar as metas estabelecidas no Plano Plurianual. Entre as prioridades programadas para o Rio Grande do Norte até 2018, estão aprimorar a capacidade de gestão e a produtividade dos pequenos negócios agrícolas nos segmentos da fruticultura, produção agroecológica, caprinocultura, leite e derivados, visando a promoção do desenvolvimento territorial sustentável.
O Sebrae também espera disseminar o acesso das indústrias à inovação, com foco na sustentabilidade, nos encadeamentos produtivos dos segmentos do petróleo, panificação, cerâmica, moda e confecções. Além disso, elevar a competitividade das empresas do comércio e serviços, em regiões com densidade empresarial significativa, nos segmentos: comércio varejista, cadeia do turismo, economia criativa, beleza e bem estar.
O Plano Plurianual também estabelece como prioridade a promoção do desenvolvimento territorial, por meio do fomento ao empreendedorismo, às vocações econômicas e implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, visando a criação de ambiente favorável aos pequenos negócios.

CURRÍCULOS
José Álvares Vieira – O presidente Conselho Deliberativo Estadual tem 38 anos, é advogado, técnico em Leite e Derivados pelo Instituto De Laticínios Cândido Tostes (MG), atualmente ocupa a Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), presidente do Conselho Administrativo do SENAR-AR/RN, Membro do Conselho Deliberativo do SENAR Administração Central, Membro do Conselho Fiscal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Exerceu a Presidência da Junta Governativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte – FAERN; Sócio da empresa Vieira Distribuidora de Alimentos Indústria e Comércio Ltda; Proprietário da empresa José Álvares Vieira ME.; Delegado Representante da FAERN junto à CNA, Presidente e Delegado Representante do Sindicato dos Produtores Rurais de São Paulo do Potengi (RN), produtor rural nos municípios de São Paulo do Potengi (RN), Pureza (RN) e Pirauba (MG), além de ter participações em empresas no Rio Grande do Norte e na Bahia.
José Ferreira de Melo Neto (Zeca Melo) – o diretor superintendente tem atualmente 60 anos, é economista graduado pela Faculdade Cândido Mendes – Rio de Janeiro. Cursou Pós Graduação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Consultoria para Pequenas e Médias Indústrias, Iniciou sua vida profissional em 1978 como técnico e posteriormente consultor industrial do Centro de Apoio Gerencial às Pequenas e Médias Empresas do Estado do Rio Grande do Norte – CEAG/RN, órgão que antecedeu o atual Sebrae-RN. Atuou em diversos órgãos, entre eles Cohab e o extinto BDRN, e exerceu atividade docente em várias instituições de ensino. Foi diretor Presidente da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase) entre os anos de 2009 e 2011. Já ocupava o cargo de diretor superintendente do Sebrae-RN na gestão anterior.
João Hélio Cavalcanti Júnior – O diretor técnico tem atualmente 57 anos, é administrador de empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco/SP. Pós-graduado em Engenharia da Produção e Engenharia de Produto, ambas na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo. Ele possui ainda MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). João Hélio Cavalcanti já vinha ocupando o cargo de diretor técnico do Sebrae no Rio Grande do Norte.
José Eduardo Ribeiro Viana – O diretor de operações tem52 anos, é economista com especialização em consultoria empresarial, aperfeiçoamento em Incubadoras e Gestão de Pequenas Empresas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT / Itália), possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Marketing Estratégico pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Funcionário de carreira do Sebrae, onde anteriormente chegou a exercer cargos de gerente de Educação, diretor administrativo e financeiro, gerente da Escola de Turismo e Hotelaria Barreira Roxa, gerente da Agência Cultural Sebrae / Sesi, gerente da Unidade de Acesso a Mercados e gerente da Unidade de Comunicação e Marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...