sábado, 23 de maio de 2015

EDUCAÇÃO: Japorã ganha a primeira faculdade indígena do Brasil

O Mato Grosso do Sul será pioneiro na Educação do Ensino Superior para indígenas com estrutura dentro da própria aldeia na região da grande Dourados. A aula inaugural do curso de Licenciatura em Pedagogia aconteceu na noite de sexta-feira (15), no pólo da área que fica no município de Japorã. 

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) inaugurou na noite de ontem o primeiro pólo do país. Ele está localizado na aldeia Porto Lindo, a primeira do país a receber um pólo de educação superior à distância. 

O pólo da universidade foi idealizado em uma parceria com a prefeitura da cidade e com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), para atender 40 alunos, dos quais 20 são indígenas da etnia guarani. 

Uma das especificidades desta Licenciatura é uma grade curricular com ênfase na educação indígena, mas os graduados no curso poderão atuar em quaisquer escolas, indígenas ou não.

A aula inaugural de ontem teve o tema “Compreendendo o estudo online”, ministrado pela diretora da Faculdade de Educação a Distãncia (Faced) da UFGD, Elizabeth Rocha, e teve como objetivo introduzir os alunos no ambiente virtual de maneira que eles possam entender a lógica do curso e ter autonomia para conduzir os estudos.

Para Elizabeth, a UFGD está cumprindo seu papel de instituição inclusiva quando estabelece um polo dentro da aldeia. “Estamos, de fato, consolidando a inclusão indígena no uso das tecnologias digitais. Agora, eles não precisam mais sair de casa para estudar ou ter acesso à internet, porque a Faced está indo para a aldeia”, explica a professora.

PRESENCIAL
Apesar de a Licenciatura ser a distância, estudantes e professores vão participar de encontros presenciais pelo menos uma vez por mês. Além disso, toda semana serão realizadas webconferências para acompanhamento do desenvolvimento do curso.

A Licenciatura em Pedagodia à distância com pólo em Japorã é aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e possui fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Fonte: Sulnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...