quinta-feira, 25 de junho de 2015

JOGOS MUNDIAIS INDÍGENAS VÃO MOVIMENTAR O TURISMO E PROMOVER O BRASIL: DIZ HENRIQUE ALVES

BRASÍLIA/DF: Com o lema: “o importante não é ganhar, e sim celebrar”, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas vão reunir 2,2 mil atletas de 22 países. Os discursos em defesa da diversidade marcaram o lançamento dos Primeiros Jogos Mundiais dos Povos indígenas, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Representantes de vinte e quatro etnias brasileiras e demais países estiveram presentes no evento, que também abriu o Congresso Técnico para definir a metodologia do campeonato a ser realizado entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro em Palmas (TO).

A presidenta Dilma Rousseff participou da cerimônia de lançamento e garantiu presença na abertura dos jogos. Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, os jogos ajudam a projetar o Brasil no cenário internacional. “Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são mais um gesto nosso no sentido de se abrir para o mundo, mostrando a nossa capacidade de oferecer oportunidades a todos de crescer, se desenvolver e se alegrar”, afirmou Alves.

O ministro ressaltou as características positivas do evento para país. “Mostramos um Brasil democrático, que respeita a nossa história e as diferenças. Saímos na frente mais uma vez”, afirmou. Entre os países que disputarão os jogos estão: Argentina, Chile, Canadá, Estados Unidos, México, Paraguai e Uruguai. Eles são, também, os principais países emissores de turistas para o Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo.

O congresso técnico com as delegações dos países participantes para definir as normas do evento, as regras dos jogos e a programação geral vai até quinta-feira (25). Entre as modalidades a serem disputadas destacam-se o tiro com arco e flecha e o Xikunahity, futebol de cabeça, além de alguns jogos ocidentais, como o atletismo e a natação. A escolha do país como sede ocorreu no ano passado, em Cuiabá, durante a 12ª edição nacional dos Jogos Indígenas. O evento é organizado pelo Comitê Intertribal Indígena (ITC) em parceria com o Ministério do Esporte.

É a primeira vez que um evento esportivo-cultural reúne uma diversidade tão grande de etnias. O Brasil abriga mais de 817 mil indígenas, distribuídos por 305 etnias, que mantém seus costumes em 274 idiomas. 

Foto: Paulino Menêzes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...