quarta-feira, 19 de agosto de 2015

ALEXANDRIA COMEMORA 70 ANOS DO NASCIMENTO DE DEMÓCRITO DE SOUSA

Há exatos setenta (70) anos, nascia, no dia 19 de agosto de 1945, na cidade de Alexandria, um dos seus mais ilustres filhos: Demócrito de Sousa Paiva.

                Filho de Waldemar de Sousa Veras e de Antonia Paiva de Sousa, Demócrito de Sousa viveu sua infância, juventude e grande parte da vida adulta na sua terra natal.

                Seu nome homenageou o jovem universitário Demócrito de Sousa Filho, morto pelas forças do governo Getúlio Vargas, em 03.03.1945, na Praça da Independência, no Recife (PE), durante protesto contra o então regime ditatorial.               

                O alexandriense Demócrito de Sousa também atuou na política estudantil e, em 1970, aos 25 anos, foi eleito o mais jovem deputado estadual potiguar da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), sucedendo o pai, que havia, em vários mandatos, também integrado a Assembleia Legislativa.

                Em 1974, Demócrito obteve reeleição e consolidou a condição de legítimo representante da Região Oeste no Parlamento Estadual, com atuação mais voltada para os municípios de Alexandria, João Dias, José da Penha, Paraná, Pilões e Tenente Ananias.

                 Dentre os inúmeros benefícios conseguidos para Alexandria, merece destaque a construção do Aterro Barragem Professor Cortez Pereira, o popular Açude Pulgas, que, durante seguidos anos, foi responsável pelo abastecimento da cidade.

                Em seguida, no governo Lavoisier Maia, foi um dos diretores da hoje extinta CIDA (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agropecuário).

                Faleceu, precoce e tragicamente, em um acidente automobilístico, na Grande Natal, em 23 de agosto de 1981, quatro dias após haver atingido a idade de 36 anos, deixando viúva e cinco filhos.
               
               Sua triste partida foi profundamente lamentada não apenas pelos oestanos, mas por todos os potiguares, incluindo-se a classe política, na qual somente amizades conquistou.  
                
                Na sua curta passagem entre nós, Demócrito deixou as marcas de homem popular, simples, carismático, prestativo, amigo dos amigos, defensor da sua terra e da sua região.

                Verdadeiramente, Demócrito, “Moca” ou “Moquinha”, como era carinhosamente chamado, foi um dos maiores líderes políticos da chamada Tromba do Elefante.

                Adorava chegar a Alexandria e se confraternizar com a imensa legião de amigos, principalmente com as pessoas mais humildes.

                Sua casa e seu gabinete, em Natal, sempre foram a extensão de Alexandria e da região, acolhendo e hospedando os conterrâneos com muito carinho e atenção.

                Demócrito de Sousa é nome de conjunto residencial e de parque aquático em Alexandria; de rua e escola comunitária em Natal e de escola estadual em Tenente Ananias.

                Nos próximos dias, sequenciando-se até o mês de dezembro, familiares e amigos de Demócrito registrarão a passagem dos 70 anos do seu nascimento, mediante várias homenagens, incluindo-se exposição itinerante, com fotografias e objetos.

*Dr. George Veras
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...