quarta-feira, 12 de agosto de 2015

SERVIDORES DO ESTADO DISCUTEM POSSIBILIDADE DE GREVE GERAL

TRIBUNA DO NORTE - Os servidores públicos estaduais ameaçam iniciar uma greve geral. De acordo com o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, foi realizada uma reunião na tarde de ontem (11) na sede do Sinmed com a presença do Sindsaúde, Soern, Sinttar, Sinfarn, Sinpol, Sinai e a Fundac. No encontro, o grupo discutiu a possibilidade de uma grande greve geral de todas as categorias afetadas pelo corte na gratificação de insalubridade e adicional noturno.

Em assembleia do Sinmed, também realizada na terça-feira (11), os médicos do estado decidiram pela paralisação dos atendimentos a partir da próxima segunda-feira (17), juntando-se à greve do Sindsaúde. O motivo para a paralisação é o corte na gratificação por insalubridade e adicional noturno dos servidores que se aposentaram a partir de julho do ano passado.

A paralisação tem início com uma mobilização no dia 17, às 9h, em frente ao Walfredo Gurgel. Participam vários outros sindicatos da saúde que entendem que os servidores estaduais estão sendo lesados no direito de incorporar a insalubridade, uma vez que tiveram descontos para a previdência durante toda a sua vida funcional.

O corte em questão foi fruto de decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), que decidiu revogar a Súmula nº 24 e cortar da aposentadoria dos servidores estaduais as gratificações tidas como temporárias, como insalubridade, adicional noturno e de deslocamento. Porém, a discussão é sobre os valores que deveriam ser devolvidos aos profissionais que tiveram descontados estes valores durante o tempo em que prestaram o serviço público.

Para ter de volta o que consideram de direito, diversos sindicatos já afirmaram que vão acionar a Justiça para reaver o dinheiro pago ao fundo da previdência estadual.

Com a insatisfação, os sindicatos das categorias que foram afetadas realizarão assembleias para votar sobre a paralisação das atividades. Contudo, os atos conjuntos já estão sendo elaborados para pressionar a mudança da medida. O primeiro será a manifestação no Walfredo Gurgel, na segunda-feira, 9h.

Na noite da segunda-feira (17), os sindicatos voltam a se reunir no Sinmed RN para discutir novas mobilizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...