quarta-feira, 18 de novembro de 2015

FRANCISCO EMÍDIO DE SOUZA - UM HOMEM E SUA HISTÓRIA

Aos amigos, familiares, principalmente para muitos ALEXANDRIENSES que não conhecem essa linda história.

Cargos que ocupou:
1.Foi sócio fundador do Rotary Clube de Alexandria.

2.Presidente do Rotary Clube de Alexandria.

3.Como Rotariano e como Presidente do Rotary participou de inúmeras reuniões distritais e diversos Congressos em diversas capitais de no nosso Brasil.

4.Participou no ano de 1962 na capital mineira da Frente Municipalista dos Prefeitos de todo Brasil, representando sua cidade,que o tinha como mandatário.

5.Desenvolveu um progressivo trabalho no Rotary Clube de Alexandria, fazendo com que a Casa da Amizade, desenvolvesse um trabalho próspero em defesa da classe pobre de Alexandria, tendo a frente deste árduo trabalho sua esposa Maria Terezinha Fernandes de Souza, Primeira Dama do município.

6.Eleito Prefeito Municipal no dia 15 de Novembro de 1957,tomando posse do cargo de Prefeito no dia 15 de Março de 1958, permanecendo no cargo até 15 de Março de 1963, ,quando elegeu o seu sucessor o médico Dr. Antônio Fernandes Mousinho.

7.Agropecuarista:Sendo proprietário de diversas cabeças de gado que pastam em suas propriedades na Fazenda Pulgas e na Fazenda João Emídio na cidade de Alexandria e Pilões.

8.Agricultor: Proprietário das Fazendas Pulgas e João Emídio, onde cultiva arroz, feijão e milho.

9.Comerciante: Desenvolveu por mais de quatro décadas a atividade comercial, nesta cidade de Alexandria, com o comércio de estivas e cereais, em grosso e varejo, com firma inscrita no Ministério da Fazenda sendo denominada de Emídio e Cia., ,ficando localizada a rua Ferreira Chaves, nesta cidade.

10.Desenvolveu nos anos de 1950 a meados de 1960 a atividade comercial de comprador de algodão que na época era s colheita preferida dos sertanejos.


11.Como Prefeito Municipal com êxito, firmeza e coragem conseguiu fazer as seguintes realizações: 

A. Construção de mais de 40 mil metros de calçamentos nesta cidade de Alexandria, Pilões, João Dias e Tenente Ananias,cidades que eram distritos de Alexandria no ano de 1958.

B. Construção e recuperação de diversas estradas do município, abrangendo todos os distritos pertencentes a Alexandria. Construção da Estrada que liga a cidade de João Dias a cidade paraibana de Catolé do Rocha, acrescentando abrindo a estrada em cima de uma retumbante serra 

C. Construção do cemitério da cidade de Pilões. 

D. Construção e recuperação de diversas Escolas Municipais localizadas neste município. - Construção de diversos Postos de Saúde deste Município. Incentivador e colaborador do Projeto Aliança para o Progresso que foi elaborado e desenvolvido em nosso município .  
-Instalação de uma Central Telefônica na cidade de Alexandria, instalando telefones fixos em residências de nossa cidade. II construção do Mercado Público desta cidade.  
-Recuperação e conservação de todos os Açougues e Matadouros encravados no município de Alexandria. 
-Construção da Praça Maria Cavalcante, defronte a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. -Construção do Passeio Público Cel. Manoel Emidio de Souza.Conseguiu no ano de 1959 com ajuda do Gov.Dinarte de Medeiros Mariz.
- Adqueriu na cidade de Areias PB, um potente Motor, para colocar energia nas ruas e residências de Alexandria. 
- Desenvolveu um expressivo trabalho no ano de 1958, com a distribuição de alimentos e abertura de diversas frente de trabalhos em beneficio da pobreza de nosso município, uma das maiores secas q enfrentamos. 
- Participou ativamente da campanha no ano de 1960, ,quando o Cigano Feiticeiro Aluísio Alves arrebatou das mãos do grande Dinarte Mariz o cargo de Governador. Nos dias atuais desenvolve sua atividade como agricultor nas cidades de Alexandria e Pilões. Como comerciante e como contribuinte do INSS conseguiu fazer sua aposentadoria. Conseguiu tendo em vista sua capacidade e uma folha extensiva de serviços prestados foi coroado com o titulo honorário da cidade de Pilões, título q lhe foi outorgado pela Câmara Municipal daquela cidade.

A sua vida foi regada em prol de servir aos pobres e mais humildes, benfeitor emérito da cidade que lhe acolheu e que lhe abraçou. Grande Francisco Emidio orgulho de Alexandria, faz com certeza parte da bonita história da Barriguda.

2 comentários:

  1. AMO ALEXANDRIA, FUI REGISTRADA E CRIADA, VÍ CHICO EMÍDIO COMO PREFEITO, ELE SEMPRE FOI MUITO DIGNO, TRABALHEI COM DR.MOURSINHO, AÍ MEU DEUS! QUE TEMPO BOM, TIVE QUE IR EMBORA P BRASÍLIA ONDE, MORO HÁ 46 ANOS , FUI À ALEXANDRIA HÁ MAIS DE 4 ANOS ACHEI TUDO DIFERENTE, SE TIVESSE QUE VIVER OS RESTOS DE ANOS EM ALEXANDRIA FICARIA, FICARIA MUITO FELIZ, MAIS OS FILHOS E NETOS ME IMPEDEM QUE EU FAÇA ISSO.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...