domingo, 22 de novembro de 2015

MAMA AFRICA - COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ARROJADO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 PORTALEGRE/RN - A comunidade Arrojado comemorou no último dia 20 o dia da Consciência Negra com Roda de Capoeira, Palestra, e muita animação. ARROJADO é uma das comunidades quilombolas do município norteriograndense de Portalegre.
Os quilombolas são os descendentes dos habitantes dos quilombos. Em sua maioria, formada por escravos negros que fugiram do cativeiro na época da escravidão no Brasil. Eles escapavam dos engenhos de cana-de-açúcar ou fazendas de café e se refugiavam nos quilombos, locais de resistência e proteção. Os antigos escravos formaram comunidades em torno destes núcleos e as comunidades hoje, mais de cem anos depois do fim da escravidão, recebem o nome de quilombolas, áreas de quilombolas ou territórios de quilombolas.
Os quilombolas lutam há muito tempo pela preservação de sua cultura, seus valores e principalmente, pelo direito de contar sua verdadeira história.

Dona Alaíde, Bemara (Líder jovem da comunidade), Dona Auzerina (Líder Matriarca da comunidade) e Glaudênia (Psicóloga do IFRN em atividade na comunidade)
Mestre de Capoeira Gilmar (no berimbau)

Fotos:Karla Vieira
Informações complementares: IFRN -MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...