sexta-feira, 13 de novembro de 2015

MITOS E VERDADES SOBRE O INHAME

É UM ÓTIMO PARA O CÉREBRO
VERDADEIRO: A razão do sucesso está na grande quantidade de vitaminas do complexo B presentes no tubérculo. Enquanto a niacina (vitamina B3) estimula a memória e diminui o impacto do estresse do dia a dia, a tiamina (vitamina B1) é fundamental para a transmissão dos impulsos nervosos.

NÃO DEVE SER CONSUMIDO NA TPM
FALSO: A tensão pré-menstrual (TPM) é caracterizada por uma série de sintomas que surgem entre o 10.º e o 14.º dias que antecedem a menstruação, sendo irritação, cólica e inchaço os mais relatados entre as mulheres. O inhame possui um fito-hormônio chamado diosgenina cuja estrutura é muito semelhante à do hormônio progesterona, que sofre alterações durante a TPM. Por esse motivo, o consumo de inhame colabora com o equilíbrio hormonal e, consequentemente, com o fim das reações indesejadas do período.

AMENIZA SINTOMAS DA DEPRESSÃO
VERDADEIRO: O inhame possui carboidratos que estimulam o aumento da síntese de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Para melhorar sintomas de depressão e estresse, recomenda-se a ingestão de pequenas porções de inhame ao longo do dia.

AUMENTA AS DEFESAS NATURAIS DO CORPO
VERDADEIRO: Isso porque o tubérculo é rico em vitaminas A e C. Ambas estimulam a produção das células de defesa e auxiliam na exterminação de bactérias nocivas ao organismo. Com isso, diminui-se a suscetibilidade a infecções e outras doenças. Para completar, o tubérculo estimula a ação de enzimas de ação oxidante que também podem combater micro-organismos.

COLABORA COM A PERDA DE PESO
VERDADEIRO: A diosgenina do inhame impede que as moléculas de gordura sejam absorvidas pelo intestino e estocadas na forma de pneuzinhos. Além disso, ele possui alto teor de fibras, baixo índice de gordura e garante saciedade por mais tempo. Entretanto, deve ser consumido com moderação, já que é cada 100 g possui aproximadamente 100 kcal.

COMBATE O COLESTEROL RUIM
VERDADEIRO: A ação da diosgenina contra a gordura também facilita a eliminação do colesterol ruim (LDL) pelo intestino. Com isso, diminui-se a chance de o LDL cair na corrente sanguínea e entupir vasos e artérias. Um segundo benefício é que esse fito-hormônio aumenta os níveis do bom colesterol (HDL), o que auxilia muito na redução dos riscos de doenças cardíacas.

ACELERA O ENVELHECIMENTO
FALSO: O envelhecimento precoce é causado pelo excesso de radicais livres no organismo. Essas moléculas são produzidas durante a combustão de oxigênio da respiração. A diosgenina, presente no inhame, estimula a produção de enzimas importantes no combate aos radicais livres. Dessa forma, o envelhecimento celular acelerado consegue ser freado.


Texto Leonardo Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...