sábado, 12 de dezembro de 2015

PROFETA DIZ QUE 2016 SERÁ SECO: “NUNCA VI ANO BISSEXTO SER BOM”

MOSSORÓ HOJE - Primeiro dia do ano, Cruzeiro do Sul, direção dos ventos, e estação da lua. Esses são alguns dos fatores estudados pelo agricultor aposentado, Netinho Jerônimo, para prevê como será a próxima estação chuvosa. 

Seu Netinho tem 83 anos, reside na zona rural de Apodi, no interior do Rio Grande do Norte, e se auto intitula um profeta das chuvas, termo usado para caracterizar homens e mulheres que elaboram previsões de tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, dentre outros métodos tradicionais de previsão.

Baseado nessas observações, o profeta de Apodi acredita que o ano de 2016 não terá bom inverno. Isso por que o primeiro dia do ano é uma sexta-feira e terá, ainda, a lua na fase minguante, o que acarretará em baixa probabilidade de chuvas.

“O ano vai entrar num dia de sexta-feira, num minguante da lua e é bissexto. Nunca vi um ano bissexto ser bom. Também está sujeito a ele ser seco, por que em 2017, o ano vai entrar em um dia de domingo. Não temos inverno. O que vamos ter é umas chuvadinhas perdidas aqui e acolá. Eu não sei dizer os meses que vão ser não, mas vão ser todas entre vão da lua. Entre fases”, revela.

Outro fator analisado por seu Netinho é o Cruzeiro do Sul. Para ele, enquanto a constelação estiver surgindo durante a madrugada, não é um bom sinal para o homem do campo.

“O Cruzeiro está saindo de madrugadinha, quase 4h da manhã. Isso é sinal de que as chuvas vão custar muito a vir. O inverno só pega quando ele está saindo aqui de 7h da noite”, conta ele. “Tem um mentiroso dizendo que quem vai governar o ano que vem vai ser o sol, mas eu digo que é mentira. Quando o sol governa, nunca é seco”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...