segunda-feira, 22 de maio de 2017

CAIEIRAS, O NOVO LIVRO DE LUCIANA CARLOS

O livro tem como objetivo relatar o desenvolvimento de três importantes famílias do Alto Oeste Potiguar, os Carlos, os Felipes e os Alexandres.

No entanto, a obra também narra, com maestria, o surgimento do povoado dá Vila de Caieira hoje Almino Afonso.

A história inicia-se com a entrega da terra que se chamava Coroatá e pertencia a Patu aos sesmeiros, os irmãos Clemente Nunes dos Reis e João Nunes dos Reis Moura, criadores de gado, e, também, integrantes da primeira família de nosso município. Luciana descreve quais foram as primeiras famílias responsáveis que povoaram as áreas incivilizadas por meio de atividades econômicas, como a criação de gado e lavoura.

Entre tantas ilustres figuras masculinas, uma personalidade feminina chamará a atenção do público por não ser nada recatada e do lar, o que era esperado, dadas das circunstâncias da época em análise. O nome dela é Florentina Nunes de Amorim, apelidada, carinhosamente, de Florzinha.

Para quem buscava uma imagem feminina para Almino Afonso, eis um pouco da queridinha de Luciana Carlos: ela era uma mulher que, por acaso do destino, nasceu em um período filho de tempos remotos, em que a mulher, posta no canto para ser espectadora, não pensava em ocupar o mesmo lugar de um homem. Florzinha, após se tornar viúva sustentou seus quatros até o casamento deles. Depois disso ...

A leitura de Caieiras é recomendada para a famílias Carlos, Felipe e Alexandre, moradores de Almino Afonso e região que, assim como Luciana, quando estão andando pelos seus municípios, sentem o passado escondido entre as antigas e novas construções.

Antônio Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...