sábado, 15 de julho de 2017

TESTE DO CORAÇÃOZINHO

O Clube de Cardiopediatria do Rio Grande do Norte, entidade vinculada ao curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande Do Norte, através dos seus membros discentes Marcos Vinícius e Maria Daniela, realizou na sexta-feira, 14 de julho, no Hospital e Maternidade Joaquina Queiroz uma capacitação sobre o teste de triagem neonatal de oximetria de pulso, o Teste do Coraçãozinho, tendo como público alvo os profissionais de enfermagem da supracitada maternidade.

O objetivo da capacitação foi dar suporte para a implantação desse teste de triagem na Joaquina Queiroz. Vale salientar que esse teste tem sua realização obrigatória desde 2014 em todas as maternidades do país, antes da alta do neonato. O Teste do Coraçãozinho é uma excelente ferramenta de triagem neonatal para rastrear Cardiopatias Congênitas Críticas.

Considerando-se que a incidência desse tipo de cardiopatia é de 1 a 2/1000 bebês nascidos vivos, e que se tratam de cardiopatias que necessitam, na maioria das vezes, de intervenção e tratamento imediatos, podemos perceber o quanto esse teste pode contribuir para salvar vidas.

A “oximetria de pulso” deve ser realizada após as primeiras 24 horas de vida, e antes da alta hospitalar, utilizando um sensor externo (oxímetro), conforme parecer científico da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O Teste do Coraçãozinho é indolor, não invasivo e com um custo muitíssimo baixo, já que exige apenas a utilização de um aparelho denominado “oxímetro”. É de extrema importância realizar esse teste pois se não forem detectadas, algumas cardiopatias congênitas podem causar problemas graves ou mesmo levar à morte. O diagnóstico e o tratamento precoces, são fundamentais para preservar a vida dos bebês que nascem com essa condição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...