quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Eleitor potiguar considera políticos 'bando de ladrões', 'corruptos' e 'bandidos'

Por César Santos

A pesquisa Consult, encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) para aferir o sentimento do eleitor potiguar, traz um item aterrador para o político. Perguntado para definir o que pensa da política e dos políticos de um modo geral, as pessoas citaram palavras duras que refletem o enorme desgaste da classe.

Para 37,18% dos entrevistados, a política e os políticos são “quadrilha, bando de ladrões, corruptos e bandidos”. Outros 6,71% responderam que “nenhum presta, não valem nada, são péssimos, são ruins”. 4,47% consideram que são “todos ruins, péssimo, nada bom”. E 3,24% afirmaram que os políticos são “safados, cafajestes, pilantras, canalhas, sacanas, vigaristas”.

Outras citações, em enorme índice, classificam a política e os políticos como “tudo igual, todos iguais, todos calçam 40, desonestos, vagabundos, sem confiança, horríveis, pavor e ridículos.”
Em seguida, respondendo a outro item da pesquisa, 20,53% dos eleitores afirmaram que em 2018 não votarão em nenhum dos atuais políticos porque não cumpriram o que prometeram; outros 17,24% disseram que não votarão nos atuais políticos porque não se sentem representados por eles.

Sequenciando, 19,06% afirmam que votarão em um candidato a governador ou senador que não seja político atualmente; 14,65% responderam que poderão votar em um candidato que já esteja na política, desde que tenha novos projetos; e 4,65% disseram que poderão votar em algum dos atuais políticos, se eles mudarem de comportamento.

A rejeição aos atuais políticos, apurado pela Consult, fica ainda mais latente com a resposta de 54,49% dos entrevistados que admitiram votar em um candidato novo, empresário ou pessoa de influência que não esteja atuando na política. E o arremate vem com a resposta de 49,18% que afirmam que não votam em nenhum candidato que esteja na política atualmente.

Esses números são bem mais importantes do que a pergunta estimulada para Governo do Estado e Senado, onde aparecem liderando a senadora Fátima Bezerra (PT) e o senador Garibaldi Filho (PMDB), respectivamente. A levar em consideração esses números, mesmo entendendo que a pesquisa reflete o quadro do momento, pode ser dito que o eleitor está esperando novas opções para governador e senadores do Rio Grande do Norte.

Resta aguardar quem tem coragem de se meter nesse universo de extrema rejeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...