segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

UERN x UERN: Em coletiva, professores substitutos contestam nota da UERN sobre ocupação

Edinaldo Moreno/Da redação DeFato

Na manhã desta segunda-feira, 4, os professores substitutos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) concederam entrevista coletiva sobre a nota publicada pela Universidade também nesta manhã. Nela, a instituição alega que a ocupação tem prejudicado “o andamento de uma série de processos administrativos, já parados desde a sexta-feira, comprometendo inclusive o processamento da folha de pagamento dos servidores da universidade.”
O professor substituto Vagner Ramos conversou com a reportagem do DE FATO e informou que os serviços essenciais e vitais da Reitoria não seriam interrompidos.

“Desde que iniciamos a ocupação abrimos um canal de negociação de diálogo com a Reitoria dizendo que serviços essenciais, serviços vitais, dentro da ocupação, não seriam interrompidos. Esse documento foi passado até ao nosso sindicato e infelizmente o documento que nos enviaram trazia a seguinte constatação: descarta a possibilidade de uma entrada parcial e, em diante disso, nós reiteramos que estamos aqui para negociar, desde que eles informem quais são os serviços essenciais”, disse Vagner Ramos.

Um dos ocupantes critica a postura do reitor da instituição quanto a situação dos professores. “Por um lado o reitor diz que apoia os servidores, professores diante dessa greve que estamos vivendo, mas por outro, estamos diante de uma demissão em massa de professores provisórios”, ressaltou.

Representando a Associação dos Docentes da UERN, a professora de comunicação social e diretora de comunicação, esporte e lazer da Aduern, Ana Lúcia Gomes, diz que o sindicato vai defender os professores em todas as situações, principalmente quando os professores são colocados como culpados pela crise.

“Nós vamos defender os trabalhadores em todas as situações, principalmente quando eles são colocados em situação de culpados pela crise. Estamos negociando para manter a renovação dos 119 professores que estão nessa situação de encerramento do contrato”.

Os professores e alunos ocupam o prédio da Reitoria desde a noite da última quinta-feira, 30.

NOTA DA UERN

No início da manhã desta segunda, a UERN publicou nota em sua página oficial na internet informando que a ocupação dos professores e alunos impediam a entrada dos servidores para trabalhar.

“Professores e estudantes acampados no prédio da reitoria da Uern desde a noite da última quinta-feira, decidiram manter a ocupação nesta segunda-feira e impedir a entrada dos servidores da universidade para trabalhar. A medida irá prejudicar o andamento de uma série de processos administrativos, já parados desde a sexta-feira, comprometendo inclusive o processamento da folha de pagamento dos servidores da universidade”, inicia a nota.

Mais a frente, a nota diz que “a reitoria respeita a ocupação do prédio como forma de protesto, mas é totalmente contrária à restrição da entrada dos funcionários para trabalhar, imposta pelos ocupantes. No sábado, a comissão que lidera o movimento disse que permitiria a entrada de apenas algumas pessoas”.

Leia nota na íntegra da UERN:

Professores e estudantes acampados no prédio da reitoria da Uern desde a noite da última quinta-feira, decidiram manter a ocupação nesta segunda-feira e impedir a entrada dos servidores da universidade para trabalhar. A medida irá prejudicar o andamento de uma série de processos administrativos, já parados desde a sexta-feira, comprometendo inclusive o processamento da folha de pagamento dos servidores da universidade.

Neste domingo, a reitoria enviou ofício à presidente da Aduern, Rivânia Moura, pedindo uma resposta oficial sobre a continuidade ou não da ocupação. A resposta chegou na manhã desta segunda-feira, com a alteração na pauta de reivindicação e condicionando a desocupação do prédio a, entre outras coisas, a revisão do encerramento dos contratos dos professores provisórios, não renovados por cumprimento à legislação estadual e recomendação do Ministério Público Estadual.

A reitoria respeita a ocupação do prédio como forma de protesto, mas é totalmente contrária à restrição da entrada dos funcionários para trabalhar, imposta pelos ocupantes. No sábado, a comissão que lidera o movimento disse que permitiria a entrada de apenas algumas pessoas.

Por entender que tem negociado com os ocupantes desde a última quinta-feira, inclusive tendo feito um encaminhamento conjunto, com a Associação dos Docentes da Uern, para solução do problema, nesta semana, a reitoria não considera a medida dos ocupantes como uma forma de diálogo.

A ocupação é feita por professores substitutos da universidade, que reivindicam a renovação de seus contratos, impedida pelo que está previsto em lei estadual.
Os prédios da reitoria e Epílogo de Campos abrigam a vice-reitoria, o Gabinete da reitoria, as Pró-reitorias de Recursos Humanos e Estudantis (Prorhae), Planejamento (Proplan), Administração (Proad), Assessoria Jurídica, Diretorias de Informática (DINF) e Obras, Agência de Comunicação (AGECOM), Comissão de Controle Interno (CCI), Cerimonial, Avaliação Institucional, Ouvidoria e UernTV.

Por estes setores passam, todos os dias, processos jurídicos, administrativos, de licitações, de compras, de obras, de pagamentos, de colações de grau, entre outras coisas.

A paralisação dos serviços compromete ações importantes para toda a universidade. O processamento da segunda parcela do salário de outubro e do 13º salário, por exemplo, fica comprometido.

Na Assessoria Jurídica, 136 processos de convocação, dentre os quais 125 de professores, podem ser revogados se não forem concluídos e encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) a tempo, assim como o envio ao tribunal das análises financeiras que possibilitarão a convocação de mais 43 concursados para a instituição.

Pedro Fernades Ribeiro Neto

Reitor
Fátima Raquel Rosado Morais

Leia ofício da Aduern

Ofício 192/2017 Em 04 de dezembro de 2017 Magnífico Reitor da UERN Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto Em resposta ao Ofício 498/2017-GR/UERN a Associação dos Docentes da UERN – ADUERN subscrito pelo Diretório Central das/os Estudantes (DCE) Anatália de Melo Alves, vem respeitosamente apresentar a decisão deliberada coletivamente pelos/as ocupantes da Reitoria.

Estamos à inteira disposição para negociação. No que se refere ao funcionamento da Reitoria afirmamos que o mesmo fica associado a uma audiência com o Reitor, na condição de representante legal da Universidade, o mais breve possível. Quanto à desocupação reiteramos como pauta de reivindicação para negociação: pagamento das bolsas estudantis em atraso; lista das funções gratificadas com respectivos servidores e valores; revisão da demissão de 119 professores/as substitutos/as no momento da greve docente, considerando o erro administrativo; lista da situação de todos os/as professores/as substitutos/as em 30 de novembro de 2017.

Certos do empenho da Reitoria para solucionar esses pontos, nos apresentamos à disposição para o diálogo.

Atenciosamente,
Profª. Rivania Lucia Moura de Assis Glisiany Plúvia de Oliveira

Presidente Coordenadora Geral do DCE/UERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opinião de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.

Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião deste Editor.

COMENTÁRIOS QUE TENHAM A INTENÇÃO DE DENEGRIR QUEM QUER QUE SEJA, SERÃO EXCLUÍDOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...